
Saudações Tricolores.com
·25 May 2025
Renato revela papo com Ganso e destaca virada: “Merecíamos a vitória”

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·25 May 2025
Em coletiva após a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no Maracanã, o técnico Renato Gaúcho detalhou as estratégias que levaram o Tricolor a mais um resultado positivo no Brasileirão. Com o triunfo, o Fluminense chegou à quinta posição, a apenas cinco pontos do líder do campeonato.
Renato iniciou sua fala elogiando a equipe de arbitragem comandada por Rodrigo Pereira de Lima: “Queria fazer um elogio ao Rodrigo Pereira de Lima, o árbitro do jogo, e seus assistentes. Tem jogos com lances bem duvidosos que a gente critica, mas quando eles vão bem, a gente precisa elogiar também.”
O treinador explicou a ausência de Paulo Henrique Ganso no time titular. “O Ganso, depois do problema que ele teve, foi o jogo em Brasília pela Copa do Brasil, o primeiro que ele fez jogando 90 minutos. Ontem chamei ele na minha sala para trocar umas ideias e perguntei como ele estava. Ele até gostaria de jogar, mas falou: ‘Tô bastante dolorido porque foi meu primeiro jogo jogando 90 minutos, então prefiro ficar no banco e entrar no decorrer da partida’.”
O comandante tricolor não escondeu a satisfação com a atuação da equipe: “Na minha opinião, o Fluminense foi o melhor em todos os sentidos e merecia esses três pontos pela entrega, pela dedicação, pelo que os jogadores fizeram em campo.”
Questionado sobre o gol de Guga, que garantiu a vitória com um chute no ângulo, Renato revelou sua filosofia para os laterais do time: “Eu não gosto que meu lateral fique fixo, somente faça jogada de fundo. Se tiver brecha por aí, por dentro, ele tem que ir. Essa liberdade eu gosto e gosto de ver eles entrando por dentro.”
O técnico ainda brincou sobre o belo chute do lateral-direito: “Eu até brinquei com ele depois do jogo. Eu teria defendido aquela bola, mas tem que tirar um pouco a moral dele”, disse em tom descontraído.
Sobre a substituição de Thiago Silva por Ignácio nos minutos finais, Renato explicou: “No intervalo do jogo, eu falei pro Thiago: ‘Se no final do jogo a gente tiver com a vantagem, vou colocar o Ignácio, você fica por dentro, fazem uma linha de cinco lá atrás, porque o Vasco vai tentar de todas as maneiras jogar bola na área’.”
O técnico detalhou a instrução específica para neutralizar o atacante do Vasco: “Coloquei Ignácio em cima do Vegetti e falei: ‘Pega ele individual na bola parada, ele é um dos grandes cabeceadores, tem feito muitos gols’. Uma bola parada num cruzamento se decide muitos jogos.”
Renato também celebrou o sucesso do esquema com três volantes: “As melhores partidas sob o meu comando foram com os três volantes. É mais uma opção que eu tenho. O importante é a gente não ficar só no plano A. Quem só tem um plano não tem nenhum. Então a gente tem o plano A, tem o plano B, tem o plano C.”
Olhando para o futuro, o treinador fez um apelo à torcida para o jogo decisivo contra o Once Caldas: “Desde já, gostaria de chamar o nosso torcedor para na próxima quinta-feira lotar o Maracanã. Tem que fazer muita pressão pra gente conseguir mais um objetivo, que é a classificação na Sul-Americana.”
O Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira (29), às 21h30, no Maracanã, para enfrentar o Once Caldas pela última rodada da fase de grupos da competição continental.