Esporte News Mundo
·17 December 2025
Repescagem africana vai passar por revisão da Fifa; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 December 2025

A Federação Nigeriana de Futebol entrou com um pedido formal na Fifa contra a República Democrática do Congo, que eliminou os nigerianos na repescagem. Segundo o site “Peoples Gazette”, o pedido apresentado busca mudar o resultado da repescagem africana e fazer com que o país vá para a repescagem intercontinental.
Os nigerianos alegam que os congoleses usaram jogadores que não estão aptos a defenderem sua seleção. Outro argumento usado é que muitos dos jogadores congoleses que optaram por defender o país centro-africano não renunciaram à sua segunda cidadania, o que é um requerimento da constituição do país.
Segundo as regras da Fifa, os jogadores precisam cumprir as regras do órgão que comanda o futebol mundial e dos países. Além disso, uma petição deve ser apresentada.
“A lei da República Democrática do Congo não permite a dupla cidadania, mas alguns dos jogadores envolvidos teriam dupla nacionalidade. Não é função da FIFA conhecer as leis internas de cada país; por isso, chamamos formalmente a atenção da FIFA para a questão e agora aguardamos a decisão deles”, afirmou Sanusi Mohammed, secretário da Federação Nigeriana de Futebol.
Segundo a imprensa nigeriana, ainda não se sabe se a Fifa vai dar razão à Nigéria no processo e, com isso, classificaria as Super Águias para a disputa da repescagem intercontinental, no ano que vem. Outro cenário seria a classificação de outra seleção africana.
Durante a repescagem africana, o Congo conquistou um feito histórico na repescagem africana ao eliminar Camarões e Nigéria, respectivamente, duas forças históricas do futebol africano. Com isso, os Leopardos deixaram para trás oito títulos de Copas de Nações Africanas.

Seleção Congolesa perfilada (Foto: Divulgação/Federação Congolesa)
A classificação veio com emoção, quando os congoleses bateram a Nigéria por 4 a 3, nos pênaltis. O que premiou um ciclo forte dos Leopardos, que, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, ficaram em segundo lugar no Grupo B, que também tinha Senegal, e fizeram com que as duas seleções travassem uma disputa acirrada pela primeira colocação, que acabou ficando com os Leões de Teranga.
Fora isso, os congoleses se classificaram para as duas Copas de Nações Africanas do ciclo. Na edição de 2024, passaram em segundo lugar da mesma chave, que também estava o Marrocos, e caíram na semifinal após perderem para a campeã Costa do Marfim e ficaram fora do pódio após perderem nos pênaltis para a África do Sul, surpresa da competição. Neste ano, os Leopardos estão no Grupo D, junto com Senegal, Benim e Botsuana.









































