Retrospecto completo: Flamengo x Corinthians - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Retrospecto completo: Flamengo x Corinthians - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·23 April 2025

Retrospecto completo: Flamengo x Corinthians - História, duelos marcantes e curiosidades

Article image:Retrospecto completo: Flamengo x Corinthians - História, duelos marcantes e curiosidades

Clássico regional que reúne as duas maiores torcidas do Brasil, Flamengo x Corinthians é um jogo a caminho de seu bicentenário. Não só em termos de datas, mas de partidas: 155 até hoje, ao longo de 107 anos.

O primeiro deles aconteceu no dia 1º de dezembro de 1918, em amistoso na Rua Paissandú — então casa do Flamengo. E o Corinthians saiu com a vitória, por 2 a 1. O gol rubro-negro foi de Zito.


OneFootball Videos


A primeira vitória do Mais Querido viria três jogos depois, em novo amistoso na Rua Paissandú. Dessa vez, o placar ficou em 1 a 0 para o Flamengo, gol de Vadinho.

Números gerais de Flamengo x Corinthians

No total, Flamengo e Corinthians se encontraram 155 vezes ao longo da história. E o Rubro-Negro venceu em 64 dessas oportunidades, com outras 56 derrotas e 35 empates.

No número de gols marcados, o Rubro-Negro também leva vantagem: anotou 235 tentos, contra 218 do Corinthians.

Jogos marcantes

Entre vários confrontos históricos que serão relembrados abaixo, incluindo uma final de Copa do Brasil, Flamengo e Corinthians fizeram um duelo memorável na Libertadores de 2010.

Na época, o contexto do jogo era bem diferente do atual. Mesmo com o Império do Amor, formado por Adriano e Vágner Love, o Flamengo penou para passar da fase de grupos: fez a pior campanha entre os classificados, com dez pontos.

Conforme previsto em regulamento, o Rubro-Negro pegou nas oitavas o time de melhor campanha — justamente o Corinthians, que passou com cinco vitórias, um empate e 16 pontos.

E o clube paulista vinha embalado por boas atuações de Ronaldo, a grande contratação do Corinthians em meio a um processo de reconstrução após a queda para a Série B.

No primeiro jogo, em um Maracanã afetado pela chuva, o Flamengo contou com um gol de pênalti de Adriano para vencer por 1 a 0. Na volta, David Braz (contra) e o próprio Ronaldo abriram o 2 a 0 que o Corinthians precisava, mas Vágner Love foi às redes e selou a classificação do Rubro-Negro.

O time naquele segundo jogo, disputado no Pacaembu, tinha: Bruno; Léo Moura, Ronaldo Angelim, David Braz e Juan; Willians, Maldonado, Rômulo e Vinícius Pacheco; Vágner Love e Adriano.

O Maracanã recebeu um público de 64.985 pessoas, que acompanharam mais uma bela exibição da equipe de Jorge Jesus, escalada com Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Everton Ribeiro, Gerson, Reinier e Arrascaeta; Bruno Henrique.

Em um recorte mais antigo (e muito menos decisivo), Flamengo e Corinthians protagonizaram um jogaço no Rio-São Paulo de 2002. O time paulista, inclusive, viria a ser campeão sobre o rival São Paulo.

Pela oitava rodada da primeira fase, os dois times se encontraram no Maracanã — que recebeu público baixo: apenas 18.267 pessoas. Os que foram, todavia, assistiram a uma partida cheia de oportunidades e recheada de gols.

Leandro Machado abriu o placar para o Flamengo aos seis e, aos 19, ampliou em cobrança de pênalti. O Corinthians reagiu, e Leandro diminuiu aos 35. Aos 12 do segundo tempo, Gil empatou para os visitantes.

Então, uma sequência frenética de gols decidiu o placar. Deivid virou para o Corinthians aos 27, mas Juan empatou de novo para o Flamengo aos 29 e Roma virou mais uma vez, aos 32.

O time rubro-negro teve Júlio César; Valnei, Juan, Fernando e Rocha (Maurinho); Felipe Melo, Beto (Anderson), Leandro Ávila, Juninho e Andrezinho; Leandro Machado (Roma).

Gols e artilheiros

O maior goleador do confronto é, até hoje, o atacante Cláudio — que marcou época no Corinthians entre as décadas de 1940 e 1950.

Em cinco jogos, o atleta marcou oito gols, um a mais que Romário, o segundo colocado. O Baixinho, porém, encarou o time paulista sete vezes com a camisa do Flamengo.

A sexta posição tem dois nomes pesadíssimos na história rubro-negra: Zico e Bruno Henrique. Cada um marcou seis gols contra o Corinthians, com nove jogos para o Galinho e 12 para o camisa 27.

O Flamengo tem uma lista de jogadores que já marcaram sobre o Corinthians. Entre eles, estão nomes como Pedro (4), Renato Gaúcho (3), Gabigol (3), Juan (2), Alex (2), Beto (2), Paquetá (2) e Diego (2), entre outros.

Por fim, três atletas já marcaram com as duas camisas: Marcelinho Carioca (5), Liedson (4) e Paolo Guerrero (3).

Flamengo x Corinthians no Brasileirão

Contando apenas o principal campeonato do país, o Brasileirão, Flamengo e Corinthians se enfrentaram 77 vezes, com 31 vitórias do Rubro-Negro e 27 do time paulista — que está na desvantagem por quatro partidas. Ainda aconteceram 19 empates.

Ao longo deste tempo, a equipe carioca marcou exatos 110 gols sobre o clube paulista (média de 1,42 por partida). Por outro lado, sofreu 95 (média de 1,23).

O primeiro duelo em Campeonatos Brasileiros veio na edição de 1971, com vitória do Corinthians por 3 a 1. No dia 24 de outubro, o jogo foi disputado no Maracanã para 42.248 pessoas.

Fio Maravilha, que começou no banco, marcou o gol do Flamengo. O onze inicial tinha Ubirajara, Aluisio, Tinteiro, Rodrigues Neto, Fred, Francisco Reyes, Zico, Samarone, Liminha, Rogério e Renato Silveira.

Os placares mais elásticos no torneio têm quatro gols de diferença. O Corinthians conseguiu o feito duas vezes em casa, por 4 a 0, em 2013 e 2016. E o Flamengo respondeu com uma no Maracanã e outra na Neo Química Arena, respectivamente em 1983 e 2020.

Com um incrível público de 91.120 pessoas no Maracanã, o Flamengo jogou com Raul Plassmann; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vitor Silva, Adílio e Zico; Julio César, Baltazar e Elder.

O Flamengo, é claro, acabaria campeão daquela competição, que marcou o tricampeonato nacional do clube. O Corinthians foi um dos rivais na fase de grupos, que também teve Goiás (o outro classificado) e Guarani.

Nas quartas, o Flamengo despachou o Vasco, antes de bater o Athletico-PR na semifinal. Por fim, venceu o Santos na decisão — derrota por 2 a 1 na ida, vitória por 3 a 0 na volta.

Em 2020, a situação era bem diferente, e o mundo ainda vivia as ramificações da pandemia do covid-19. Desta forma, o Corinthians x Flamengo na Arena, pela 17ª rodada, foi com portões fechados.

Menos mal para os torcedores do time da casa, que não viram os gols de Éverton Ribeiro, Vitinho, Natan, Bruno Henrique e Diego, em um exemplo de superioridade do Rubro-Negro.

Curiosamente, assim como em 1983, o Flamengo terminaria campeão daquele Brasileirão. Em 2020, no sistema de pontos corridos, o time somou 71 pontos e superou os 70 do Internacional.

Confrontos em outras competições

Flamengo e Corinthians já se enfrentaram em outras cinco competições: Libertadores, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo e Roberto Gomes Pedrosa — o precursor do Brasileirão.

Os confrontos de maior protagonismo vieram na Copa do Brasil, em duelo que já foi até palco de final. Em 2022, Flamengo e Corinthians decidiram a competição, e o Rubro-Negro levou a melhor nos pênaltis.

No ano passado, o Flamengo passou pelo Corinthians na semifinal, antes de encarar (e vencer) o Atlético-MG na decisão. A partida de ida, inclusive, marcou a estreia de Filipe Luís como técnico profissional.

Aquele jogo, disputado no Maracanã, terminou em 1 a 0 — gol de Alex Sandro. Na volta, o Rubro-Negro segurou o 0 a 0 mesmo com um a menos, já que Bruno Henrique foi expulso no primeiro tempo, e foi à final.

A Libertadores já envolveu seis confrontos entre os dois, com quatro vitórias do Flamengo, uma derrota e um empate — justamente no primeiro encontro, um 1 a 1 em 1991.

Nos dois encontros em mata-matas, o Flamengo levou a melhor. Nas oitavas de 2010, o Rubro-Negro passou devido ao gol fora de casa; nas quartas de 2022, o 3 a 0 no agregado classificou o Mais Querido sem contestações. O time seria campeão daquela edição.

Outro jogo decisivo entre os dois aconteceu na edição de 1961 do Torneio Rio-São Paulo. O Flamengo conquistou a taça com uma vitória por 2 a 0, com gols de Joel e Dida. O time paulista já não tinha chances matemáticas de ser campeão, e a disputa do Rubro-Negro era com o Botafogo.

Curiosidades de Flamengo x Corinthians

  • O Flamengo marcou gols em 77% dos jogos contra o Corinthians na história. Por outro lado, sofreu gols em 67% dessas partidas.
  • O maior número de vitórias consecutivas no confronto é do Flamengo, que venceu cinco seguidas entre 2019 e 2021. O clube chegou a emendar duas goleadas por 4 a 1 e 5 a 1 em sequência.
  • A maior invencibilidade do confronto também é do Flamengo: nove jogos. E foi no mesmo período, mas em um recorte um pouco maior: 5 de outubro de 2018 a 10 de julho de 2022, data em que o Corinthians conseguiu encerrar a série negativa.
  • Flamengo e Corinthians não repetem um resultado desde que empataram duas vezes seguidas em 2022. De lá para cá, a sequência de placares foi: vitória do Corinthians, vitória do Flamengo e empate; vitória do Corinthians, vitória do Flamengo e empate.
  • O confronto entre Flamengo e Corinthians chegou a ficar 13 anos sem ver um 0 a 0. Entre 12 de junho de 2005 e 12 de setembro de 2018, 27 jogos foram disputados — e todos tiveram gols.

Último jogo

A partida mais recente, porém, não é um exemplo do que foi dito acima. Depois de sete jogos seguidos com gols, Flamengo e Corinthians empataram em 0 a 0, pelo duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil 2024.

O Rubro-Negro chegou à Neo Química Arena com a vantagem de ter vencido por 1 a 0 no Maracanã, mas viu Bruno Henrique ser expulso antes dos 30 minutos do primeiro tempo.

Empurrado por 46.977 torcedores, o Corinthians não conseguiu demonstrar superioridade, mesmo com um a mais.

Filipe Luís, em uma de suas primeiras partidas como treinador profissional, classificou-se para a final da Copa do Brasil — onde conquistaria o primeiro título na função.

View publisher imprint