MundoBola Flamengo
·14 April 2025
Retrospecto completo: Flamengo x Juventude - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 April 2025
O Flamengo retornou ao rumo das vitórias com o triunfo sobre o Grêmio, fora de casa, no último fim de semana. Agora, é a vez de encarar outro time do Sul, o Juventude, nesta quarta-feira (16).
A primeira partida entre Flamengo e Juventude data de pouco mais de 50 anos, em amistoso disputado no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na temporada de 1975. O duelo terminou em 0 a 0.
A primeira vitória do Flamengo no confronto viria no ano seguinte, por 2 a 0, em novo amistoso no Sul. Rondinelli e Renato Evangelista marcaram. O Juventude só foi vencer em 1996, pelo Brasileiro, na Gávea.
De 1975 até aqui, as duas equipes se encontraram 31 vezes, com retrospecto ligeiramente favorável ao Rubro-Negro: 12 vitórias, contra 11 do Juventude. Além disso, foram oito empates no período.
A vantagem do Flamengo em gols marcados, no entanto, é um pouco mais folgada. Dos 88 tentos já feitos no duelo, 50 foram do time carioca. A equipe gaúcha anotou 38.
Como é possível perceber pela paridade nos números gerais do confronto, o Flamengo nem sempre teve vida fácil contra o Juventude. A última vitória como visitante, por exemplo, foi em 1997.
Pelo Brasileirão daquele ano, Rodrigo Costa marcou o gol contra que definiu o triunfo rubro-negro no Alfredo Jaconi. Desde então, quase 30 anos se passaram sem um triunfo do Mengo no local.
Naquela ocasião, o time de Paulo Autuori tinha: Clemer; Fabiano, Leandro Silva, Juan e Gilberto; Bruno Quadros, Jamir, Lúcio e Iranildo; Evandro e Sávio. Entraram Jorginho Araújo e Lê.
Em 2007, o Flamengo conquistou a maior goleada do confronto sobre o rival, em frente a um público de 23.772 pessoas no Maracanã. Souza, de pênalti, Obina, Maxi Biancucchi e Juan foram às redes.
Escalado por Joel Santana, o onze inicial entrou com Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Roger, Ibson e Cristian; Maxi e Souza. Entraram Léo Medeiros e Obina.
Esse placar só seria repetido uma vez, cerca de 15 anos depois. No Campeonato Brasileiro de 2022, o time de Dorival Jr venceu por 4 a 0, na 18ª rodada. Pedro (dois), Éverton Ribeiro e Lázaro marcaram.
A partida, que marcou a estreia de Everton Cebolinha, levou mais de 65 mil pessoas ao Mané Garrincha, em Brasília, quebrando o recorde do ano até então. A renda foi de R$ 3.642.229,50.
A escalação teve Santos; Rodinei, Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Entraram Victor Hugo, Matheus França, Vitinho, Lázaro e Cebolinha.
Contabilizando os jogos oficiais, Flamengo e Juventude se encontraram 29 vezes, com 11 vitórias para cada lado e sete empates. O Rubro-Negro marcou 48 gols e sofreu outros 38.
E o maior artilheiro do confronto ainda veste a camisa rubro-negra: Pedro, com quatro gols. Foram dois na partida de 2022, um no ano anterior e outro no primeiro turno do Brasileirão 2024.
O camisa 9 fica pouco à frente de Júnior Baiano, que marcou os mesmos quatro gols, mas em mais tempo (284 minutos do atacante contra 360 do zagueiro, excluindo acréscimos).
Pelo lado do rival, os maiores artilheiros do confronto anotaram apenas dois gols: Márcio Tilico, Antônio Carlos, Pontes, Enílton, Dauri e Naldo.
O Campeonato Brasileiro recebeu praticamente todos os jogos entre Flamengo e Juventude, com exceção de dois amistosos e um encontro ida e volta na Copa do Brasil. São 27 jogos no total.
Destes, cada time ganhou dez vezes, além de sete empates. Novamente, o Rubro-Negro leva vantagem nos gols marcados: 45 para os cariocas, 35 para os gaúchos.
Como descrito acima, a maior vitória do Flamengo foi por 4 a 0, nos Brasileiros de 2007 e 2022. Fora de casa, o triunfo mais elástico do Rubro-Negro foi por 2 a 0, na edição do torneio nacional de 1995.
Escalado com Paulo César; Agnaldo, Ronaldão, Márcio Costa e Cláudio; Pingo, Léo Inácio e Djair; Nélio, Romário e Sávio, o time contou com dois gols deste último para despachar os mandantes.
O primeiro encontro da história pela competição veio no longínquo ano de 1978, quando a Copa Brasil ainda era o principal torneio do país. Cláudio Adão e Júnior deram ao Flamengo a vitória por 2 a 0.
Aquela escalação, com o técnico Joubert à frente, tinha Cantareli; Ramirez, Adriano, Dequinha e Júnior; Merica, Carpegiani e Tita; Júnior Brasília, Adílio e Cláudio Adão. Apenas 4.074 fãs foram ao Maracanã.
Apenas um outro torneio recebeu o embate entre Flamengo e Juventude na história: a Copa do Brasil. Em 2001, o Rubro-Negro eliminou River-PI e ABC antes de encarar os gaúchos nas oitavas de final.
A ida, no Rio de Janeiro, foi disputada no Giulite Coutinho e terminou em 2 a 1 a favor do Flamengo, com gols de Petkovic e Reinaldo. Fernando Menegazzo marcou para o Juventude.
Júlio César; Alessandro, Gamarra, Juan e Cássio; Leandro Ávila, Petkovic, Beto, Rocha e Roma; Edílson foi o onze inicial do Flamengo naquela partida de ida.
Na volta, o Juventude devolveu o placar na volta, sete dias depois, e levou a eliminatória para os pênaltis. E o Flamengo se saiu vencedor após levar a melhor por 3 a 2.
Na semifinal, porém, o Mais Querido seria eliminado pelo Coritiba, pelo placar agregado de 4 a 3. Na fase seguinte, o time paranaense caiu para o campeão Grêmio.
Como os dois times estão empatados com dez vitórias para cada lado no Campeonato Brasileiro, o vencedor (caso haja) do jogo de quarta-feira tomará a dianteira no histórico.
O Flamengo vive uma seca de quase 30 anos contra o Juventude fora de casa, sem vitórias como visitante desde o Campeonato Brasileiro de 1997.
De todos os jogos oficiais entre Flamengo e Juventude, só um terminou 0 a 0. Aconteceu na segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2002, no Maracanã.
Com 86 gols em 29 jogos, a média do duelo fica em pouco menos de três tentos por partida. O Flamengo foi às redes em 76% das vezes e sofreu gols em 79%.
A maior invencibilidade do confronto é do Juventude, com cinco jogos. Entre 2 de novembro de 2003 e 26 de outubro de 2025, foram três vitórias para o time gaúcho e dois empates.
No encontro mais recente entre os dois, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o Flamengo levou a melhor. Já com Filipe Luís no comando, o time venceu por 4 a 2, pela 31ª rodada.
Com 56.840 pessoas no Maracanã e renda de R$ 3.056.412,50, Michael, Gabigol, Arrascaeta e Gonzalo Plata fizeram a alegria dos torcedores. Gilberto e Edson Carioca descontaram.
A escalação teve vários nomes que devem se repetir em 2025: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Michael e Gabigol.
Live
Live
Live