MundoBola Flamengo
·15 July 2025
Retrospecto completo: Flamengo x Santos - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15 July 2025
Nesta quarta-feira (16), Flamengo e Santos se enfrentam pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste guia, o MundoBola Flamengo traz o retrospecto completo do confronto entre os dois gigantes do futebol.
Além dos números do duelo, a matéria traz jogos marcantes entre as duas equipes - que já decidiram um título do Brasileirão na década de 80.
Na primeira vez que enfrentou o clube paulista, o Rubro-Negro não teve motivos para comemorar. Em um amistoso disputado na Vila Belmiro, no dia 4 de julho de 1920, o Flamengo foi derrotado por 6 a 0.
O começo da história do confronto não foi nada favorável ao Mengão. Após três empates e duas derrotas em 19 anos, o Santos foi derrotado pela primeira vez por 6 a 3.
No dia 23 de agosto de 1939, a equipe de Flávio Costa venceu o clube paulista pela primeira vez, em São Paulo.
A primeira vitória do Flamengo, no Rio de Janeiro, veio apenas em 1955, pelo Torneio Rio-São Paulo. Evaristo de Macedo (2 gols), Duca, Zagallo e Paulinho comandaram a goleada de 5 a 1, no Maracanã.
Em 2025, o duelo completa 105 anos de história no futebol brasileiro. No total, as equipes se enfrentaram 134 vezes, com números equilibrados desde o primeiro confronto.
O Flamengo é o atual "vencedor", com 50 vitórias rubro-negras contra 49 do Santos - uma diferença quase nula. Os clubes empataram 35 vezes na história.
Apesar do Mais Querido levar a melhor nas vitórias, o alvinegro lidera em gols marcados: 197 contra 186 do Mengão.
Considerando apenas jogos oficiais, os números são:
Contando partidas oficiais e amistosos, Pelé lidera o ranking de artilheiros, com 11 gols em 14 jogos disputados contra o Mengão.
Na segunda colocação, Gabigol soma nove gols em 17 partidas. O Predestinado marcou apenas um gol contra o Flamengo e fez oito contra o Santos durante sua passagem pelo Rubro-Negro.
Na terceira posição, Dodô possui sete gols contra o Rubro-Negro. Deivid, ex-jogador das duas equipes, figura na quarta colocação com seis gols.
O Top-5 se encerra com ele, Zico. O maior ídolo da história do Flamengo marcou os mesmos seis gols de Devid, no entanto, o atacante disputou menos partidas que o Galinho de Quintino para atingir a marca (nove jogos contra 15).
Zico e Pelé com a camisa do Flamengo em um amistoso - Foto: Luiz Pinto / Agência O Globo
Na história, Flamengo e Santos protagonizaram diversos jogos marcantes no futebol brasileiro. O mais emblemático, sem dúvidas, é o 5 a 4 no Brasileirão de 2011.
Em duelo válido pela 12ª rodada, as equipes protagonizaram um show - considerado por muitos como o melhor jogo da história do esporte.
Ronaldinho Gaúcho e Neymar foram as estrelas da partida, na qual o Santos marcou três gols em apenas 26 minutos do primeiro tempo. Apesar do péssimo cenário no início do jogo, o Flamengo correu atrás do placar e marcou dois minutos depois com o Bruxo.
Quatro minutos depois, Thiago Neves ampliou para o Rubro-Negro. No final da primeira etapa, o Santos teve um pênalti a favor, que parou nas mãos de Felipe.
Neymar e Ronaldinho em Santos 4x5 Flamengo - Foto: Pablo Rey/ Placar
Um minuto após a defesa do Paredão, Deivid empatou para o Flamengo, que tinha chances reais de vencer a partida. Contudo, Neymar estava inspirado e marcou seu terceiro gol no jogo aos cinco minutos do segundo tempo.
Enquanto o Santos tinha o camisa 11 em uma noite especial, Ronaldinho brilhava pelo Mais Querido. Aos 23 minutos, o Bruxo marcou um gol de falta com a bola passando por baixo da barreira - um lance genial, marca registrada do craque.
O camisa 10 do Flamengo sacramentou seu hat-trick e a vitória do Mengão aos 35 minutos da segunda etapa. Tal partida ficou marcada na história para os amantes do futebol.
Em 1983, o Mengão conquistou seu terceiro título brasileiro na decisão contra o Santos. Após perder por 2 a 1 na partida de ida, no Morumbi, o Flamengo de Zico aplicou um 3 a 0 no jogo de maior público da história dos Campeonatos Brasileiros.
No dia 29 de maio de 1983, 155.523 torcedores estiveram no Maracanã para acompanhar a última partida oficial do Galinho antes da transferência para a Udinese-ITA.
Apesar do duelo sem gols, a partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro marcou a despedida de Neymar no Santos e a estreia de Gabigol nos profissionais do clube paulista.
Seis anos depois, Gabriel Barbosa começou sua história no Flamengo, conquistando diversos títulos com gols decisivos. No fim de 2024, o jogador saiu do Rubro-Negro rumo ao Cruzeiro.
Em confrontos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro leva a melhor. O Mengão soma 31 vitórias, 22 empates e 23 derrotas para o Santos - com 89 gols marcados e 83 sofridos.
Nesta quarta-feira, o Flamengo tem a oportunidade de aumentar seu retrospecto contra o clube alvinegro.
Flamengo e Santos se enfrentaram pela última vez no dia 1º de novembro de 2023. Na ocasião, o Rubro-Negro ainda brigava pelo título do Campeonato Brasileiro e acabou tropeçando para o alvinegro.
Sob o comando de Tite, o Mengão abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo com Pedro. Minutos depois, Nonato empatou para o clube paulista.
No final da primeira etapa, Gerson foi expulso - prejudicando o desempenho da equipe na partida. No segundo tempo, o Santos virou aos 44 minutos com gol de Joaquim.
Em 2024, Flamengo e Santos não se enfrentaram pois a equipe paulista foi rebaixada para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.