MundoBola Flamengo
·27 November 2025
Retrospecto completo: Vasco x Internacional - História e duelos marcantes

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·27 November 2025

Acostumados aos jogos de mais alto nível no cenário sul-americano, Internacional e Vasco completaram exatamente 70 jogos oficiais entre si em 2025 — e com vantagem do Colorado. E o duelo é dos mais importantes da história para o clube gaúcho, que venceu seu último Brasileirão até hoje sobre o Cruzmaltino.
Forjado nas competições nacionais, o primeiro duelo entre Internacional e Vasco remonta ao longínquo ano de 1967, no Torneio Roberto Gomes Pedrosa — o Robertão. Em partida pelo grupo B, os dois empataram em 0 a 0 no dia 3 de maio daquele ano.
A primeira vitória seria do Internacional, logo do duelo seguinte, travado em 1968. Mas o Vasco nem esperaria a virada para 1969 e daria o troco, também pelo Robertão. Desde então, os dois se alternam na liderança do retrospecto histórico, com triunfos importantes para os dois lados.
No compilado total do retrospecto, porém, o Internacional leva ligeira vantagem. Foram 32 vitórias para o time do Rio Grande do Sul e 23 do Vasco, uma diferença de apenas nove jogos entre os 70 disputados. O Colorado marcou 103 gols, enquanto o Cruzmaltino foi às redes em 92 oportunidades.
Desses 195 tentos, ninguém fez mais que Roberto Dinamite, autor de oito gols em 13 jogos contra o Inter. A segunda posição, porém, é de um ex-jogador colorado: Claudiomiro, que fez cinco em 11 partidas. Bebeto e Geovani Silva aparecem empatados a seguir, com quatro, enquanto Valdir Bigode, Forlán, Fernandão, Edmundo e Sóbis têm três.
Naturalmente, o jogo mais marcante da história entre Internacional e Vasco é a final do Brasileirão de 1979, época que o torneio ainda atendia à nomenclatura de Copa Brasil. Após encararem as fases de grupos, o Inter pegou o Palmeiras na semifinal, enquanto o Cruzmaltino enfrentou o Coritiba.
E os dois passaram, garantindo a final entre si logo depois. Vivendo fase absurda, o Colorado não deu chances ao time de Roberto Dinamite e venceu logo na ida, por 2 a 0, fora de casa. Chico Spina marcou os dois gols. Na volta, no Beira-Rio, o time gaúcho só gerenciou a vantagem e triunfou de novo, dessa vez por 2 a 1. O título foi vencido de forma invicta.
Pelo lado do Vasco, não há uma final com o mesmo peso, mas destacam-se algumas goleadas ao longo do caminho. Como o 4 a 0 do Brasileirão de 1981, dois anos após o vice, ou o belo 5 a 2 de 1994. Por fim, em 2008, o Cruzmaltino conquistou mais um placar elástico e fez 4 a 0 de novo, gols de Bolívar (contra), Edmundo, Eduardo Luiz e Jean.
A última vez que Internacional e Vasco se enfrentaram foi justamente em 2025, na 17ª rodada do Brasileirão. E ninguém saiu feliz, já que o empate em 1 a 1 foi ruim para os dois lados. Um pouco menos para o Inter, é verdade, pelo fato de ter arrancado o empate no último instante.
O responsável por abrir o placar foi o garoto Rayan, do Vasco, aos 30 minutos do primeiro tempo. O Inter correu atrás do empate por 60 minutos, mas teve muita dificuldade de empurrar a bola para dentro do gol e só chegou às redes com Carbonero, após expulsão do goleiro Léo Jardim, nos acréscimos da etapa final.









































