Rodrigo Gonçalves assina contrato profissional | OneFootball

Rodrigo Gonçalves assina contrato profissional | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·9 September 2025

Rodrigo Gonçalves assina contrato profissional

Article image:Rodrigo Gonçalves assina contrato profissional

Rodrigo Gonçalves tornou-se o mais recente jogador do FC Porto a assinar um contrato profissional. Aos 16 anos, o médio internacional jovem português cumpre a sua oitava época com a camisola azul e branca e, antes de integrar as escolas do clube, passou pelos escalões da UD Valonguense.

Satisfeito e realizado“Estou muito contente. É a realização de um objetivo e de um sonho de pequenino.”


OneFootball Videos


Balanço da época 2024/25“Foi uma boa temporada, serviu para eu crescer. Pude partilhar o balneário com malta que tem mais dois e três do que eu, por isso ganhei experiência e conhecimento de jogo. Também ganhei coisas extrafutebol, que só se ganham com os mais velhos. Foi positivo.”

Momento mais marcante“Foi a minha estreia pelos juniores. Eu estava nervoso e não contava ser convocado, porque na segunda semana de pré-época subi de escalão. Fiquei contente e nervoso, mas considero que é bom ficar nervoso. Mas sim, acho que até fiz uma boa exibição.”

Entrada nos sub-19“Lembro-me que no primeiro treino o mister disse-me para estar tranquilo, para jogar o que sabia e não estar preocupado, porque ia acrescentar coisas à equipa.”

Primeiros passos na carreira“Jogava por diversão. Ainda hoje sinto muito prazer em jogar futebol, mas na altura não era levado tão a sério, era mais para estar com os meus colegas. À medida que fui crescendo a coisa tornou-se um bocadinho mais profissional, mas lembro-me de partilhar o balneário com os meus colegas. Tínhamos uma boa equipa, com malta muito divertida, portanto foram bons anos.”

A paixão pelo futebol“Surgiu de forma natural. O meu pai também jogou futebol e na escola onde eu andava toda a gente jogava futebol.”

Médio por natureza“Já fiz as várias posições do meio-campo, mas nunca saí muito disso.”

Uma referência no clube“No universo do FC Porto eu seguia o Rúben Neves. Gostava dele quando jogou no FC Porto, até porque se estreou jovem e foi logo capitão, portanto acho que é uma boa referência.”

Perfil do grupo“Temos um bom balneário, com malta que sabe estar nos dois momentos: o momento para levar a sério, no treino e no jogo, e que se sabe divertir no final do treino, nos estágios e depois dos jogos.”

Representar Portugal“Desde os sub-15 que ir à seleção é um objetivo. Nos sub-15 não tive oportunidade de ir, apesar de ter lutado por isso todos os dias, mas era um objetivo e um sonho que consegui concretizar depois.”

Os campeões europeus sub-17“Acompanhei o percurso deles e dou-me muito bem com os três. Claro que se tornam referências, porque este ano também é o meu ano de sub-17. Tenho o objetivo de jogar o Europeu de 2026.”

O sonho guia-me“Todos os jogadores sonham jogar aqui e o meu sonho é jogar na Primeira Liga e na Liga dos Campeões, porque isto é o FC Porto.”

View publisher imprint