Rodrigo Mora supera registos de Deco na época de estreia | OneFootball

Rodrigo Mora supera registos de Deco na época de estreia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·20 April 2025

Rodrigo Mora supera registos de Deco na época de estreia

Article image:Rodrigo Mora supera registos de Deco na época de estreia

Ambos têm nomes de quatro letras e duas sílabas e foram aclamados pelo exigente público do Dragão. Mora e Deco pertencem a gerações diferentes, mas partilham a magia que trouxeram ao FC Porto. O mais recente talento portista ainda tem um longo caminho pela frente, mas já demonstra avanços que o colocam a par da antiga glória azul e branca.

Com o bis que marcou contra o Famalicão, que garantiu os três pontos para os dragões, Rodrigo Mora alcançou um total de oito golos na sua época de estreia no FC Porto, após 28 partidas. Deco, na sua primeira época completa na equipa principal, no ano de 1999/2000, marcou apenas sete golos nos 38 jogos que disputou.


OneFootball Videos


Por outro lado, Deco registou mais assistências do que Mora até ao momento, com um total de 15 contra 3. É importante notar que Deco jogou significativamente mais minutos (3.094’ comparados com os 1.348’ de Mora, que veste a camisola 86 do FC Porto) e tinha mais experiência no principal escalão do futebol português, adquirida no Alverca e no Salgueiros, já com 22 anos quando alcançou os números que agora foram comparados.

Deco estava, assim, a caminho de uma carreira memorável, com um currículo repleto de títulos a nível de clubes, enquanto Mora partilha a mesma ambição e tem a possibilidade de ainda melhorar nesta época, aumentando a sua contagem de golos na estreia e aproximando-se dos números de Deco em assistências.

Resta agora saber por quanto tempo o Dragão poderá beneficiar da magia de Mora. Deco permaneceu no clube durante cinco épocas e meia, mas o futebol moderno e os seus grandes clubes provavelmente não permitirão que Rodrigo Mora fique tanto tempo no FC Porto. Por isso, o conselho de Martín Anselmi após o jogo contra o Famalicão foi claro: “Desfrutem”.

Igualou um registo com… 88 anos

Mora tem quebrado recordes, tanto no FC Porto quanto em competições mais amplas, seja na 1.ª ou 2.ª liga. De acordo com informações do ‘Playmaker’, apenas dois jogadores marcaram oito ou mais golos no principal escalão do futebol português antes de completarem 18 anos. O primeiro foi Guilherme Espírito Santo, em 1936/37, pelo Benfica, e, após 88 anos, Rodrigo Mora alcançou a mesma marca.

View publisher imprint