Leonino
·15 December 2025
Ruben Amorim 'culpa' Bruno Fernandes por polémica no Manchester United

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15 December 2025

À margem da antevisão ao Manchester United - Bournemouth, Ruben Amorim abordou a polémica em torno da pouca utilização de Kobbie Mainoo, algo que tem valido bastantes críticas à gestão do antigo treinador do Sporting - vindas sobretudo de Paul Scholes, Rio Ferdinand e Nicky Butt. Em resposta, o técnico acabou por culpar... Bruno Fernandes.
Ruben Amorim: "A frustração não ajuda ninguém"
"Se o Kobbie vier ter comigo e conversar, eu irei falar com ele. Não vou dizer aquilo que lhe diria, mas ficaria muito satisfeito se ele viesse falar comigo sobre isso. Apenas quero que os meus jogadores estejam felizes e percebo que cada um deles tenha os seus objetivos. A frustração não ajuda ninguém", começou por dizer, em declarações à Sky Sports.
Ruben Amorim: "Não sei o que vai acontecer"
De seguida, Ruben Amorim lembrou que é devido a Bruno Fernandes, antigo médio do Sporting, que o papel de Kobbie Mainoo é mais reduzido em Old Trafford, uma vez que é "um jogador muito difícil de tirar da equipa": "Ele pode jogar naquela posição, mas é difícil por vezes. Se olharmos para a nossa equipa, com Matheus Cunha, Bryan Mbeumo e Bruno Fernandes, a quem vocês chamam de número 10, o Mainoo tem de pensar: 'Sou o tipo que vai bloquear as transições e todas essas coisas'. Ele precisa de passar mais tempo nisso, mas pode ocupar essa posição no futuro. Não sei o que vai acontecer".
A terminar, Ruben Amorim optou por responder a quem o acusa de não apostar em jogadores que chegam da formação dos red devils: "O Toby Collyer é da formação, jogou aqui e foi para o West Bromwich. Agora não joga lá. Ele jogou pelo Manchester United, portanto por vezes não se trata de ser da formação. É uma situação que acontece. Claro que valorizo o Mainoo, como todos os outros. O problema é que nós jogamos com dois médios e vocês olham para Kobbie de uma maneira diferente da minha. Se jogássemos com três médios, talvez ele tivesse mais minutos. Às vezes alguém pode perder o lugar e é apenas um momento".
"Acho que já provei que posso mudar de ideias. O Casemiro é o melhor exemplo. Ele chegou a estar atrás do Toby e agora é titular. A porta está sempre aberta para qualquer jogador conseguir que eu mude de ideias. No fim de tudo, trata-se do que acontece nos jogos e nos treinos. O Kobbie não está a jogar muitos jogos, mas teve oportunidades na época passada. Apenas tento olhar para a equipa e ganhar o próximo jogo. Vou fazer isso até ao fim. O Kobbie é um jogador e eu percebo todos os interesses. Entendo as vossas esperanças por ser inglês. Eu quero ganhar e se ele for o jogador certo, eu vou colocá-lo a jogar sem problemas", garantiu Ruben Amorim.









































