Zerozero
·22 December 2025
Rui Borges pede «respeito» e afirma: «Só vi o lance no avião e depende do critério do árbitro»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 December 2025

Rui Borges fez, em Alcochete, a antevisão à deslocação do Sporting ao terreno do Vitória SC, num duelo da Liga Portugal Betclic marcado para a próxima terça-feira. Naturalmente, o técnico foi questionado sobre o penálti polémico do último jogo dos leões, frente ao Santa Clara.
Que dificuldades espera num estádio que conhece tão bem?: «O destino tem disto, por vezes. Faz um ano da saída do Vitória SC. É especial para mim por ser um clube que me diz muito. É muito graças ao Vitória SC que estou aqui hoje. É um campo muito difícil de jogar, com um ambiente especial. O público faz realmente a diferença e notou-se na época passada, onde um jogo que estava controlado virou em dez minutos. O Vitória SC é essa energia e paixão especial.»
«Este Vitória SC é diferente em comparação com o da época passada. É uma equipa mais jovem e o Luís está a fazer um excelente trabalho. A equipa está cada vez mais consistente e madura. Vinham muito bem até ao jogo recente na Taça. Só perderam em casa, no campeonato, com o Benfica e são a única equipa a ganhar ao FC Porto esta época a nível interno.»
Já viu as imagens do penálti no jogo com o Santa Clara?: O Sporting não tem imagens no Tablet do jogo?: «Vivemos numa sociedade com muita falta de respeito, seja com o Sporting ou o seu treinador. Felizmente fui bem educado pelos meus pais. Sou tudo, menos mentiroso. Não tinha visto o lance, só o vi no avião. Conseguem ver que no banco temos dois tablet´s, um com a transmissão da Sport TV e outro de canal aberto com imagens nossas. O tablet serve mais para cortes que peço durante o jogo para falarmos em momentos como o intervalo ou ajustarmos durante a partida.»
«Foi isso que aconteceu. A imagem que estava lá era de um ângulo aberto e não se consegue ver este tipo de lances. Podiam ter visto que disse aos jogadores que não sabia se era penálti porque não conseguia ver. Nós nem no telemóvel conseguimos ver o lance devido à Internet. Estive apenas 12 minutos a esperar uma decisão.»
«Alguém viu a imagem do Tablet? Como podem ter a certeza que estava a ver o lance? Há muita gente no futebol com memória curta e seletiva. Vi o lance no avião e é um momento que acontece em vários jogos, depende do critério do árbitro. O meu capitão diz que há toque e vê-se o toque. Não vou falar mais sobre o jogo com o Santa Clara e a arbitragem. Sinto que falta algum respeito ao treinador do Sporting, não é de hoje.»
Espera receber algum presente de Frederico Varandas?: «O único presente que desejo é a vitória amanhã. Vamos estar atentos ao mercado, mas não estamos nesse momento e não estou preocupado. Vamos ajustar o que acharmos importante ajustar, dentro das nossas possibilidades. Amanhã vamos ter dificuldades e temos de estar preparados para a exigência do jogo.»
Teme perder alguma peça importante?: «Acredito e desejo, pelo trabalho que temos feito, que não vá sair ninguém. É importante não perder jogadores e espero estar tranquilo.»
Regresso de Nuno Santos está próximo? Ficou magoado com a receção em Guimarães o ano passado: «O Nuno está em recuperação. Gostava que voltasse em janeiro, mas não sei. Espero que volte o mais rápido possível. Mentalmente é um processo difícil, mas ele é diferenciado e vai ultrapassar.»
«Sobre os adeptos do Vitória, ainda estava muito fresco na época passada. São adeptos que amam o clube, que defendem as cores e a cidade. Tenho um respeito enorme por todos e jamais serei ingrato.»
Há alternativas para as ausências de Geny e Diomande? Comentário à renovação do defesa: «A renovação do Diomande ainda não foi anunciada pelo clube, espero que aconteça. É um jogador muito importante na equipa e ficarei contente. Temos sempre alternativas, não há problema. Temos uma equipa com muita vontade de ganhar e foco-me nisso. Jamais diria que não tinha alternativas numa equipa como o Sporting.»
Live


Live







































