Rui Borges regressa ao FC Porto para ocupar “cadeira de sonho” na equipa de natação | OneFootball

Rui Borges regressa ao FC Porto para ocupar “cadeira de sonho” na equipa de natação | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·6 September 2025

Rui Borges regressa ao FC Porto para ocupar “cadeira de sonho” na equipa de natação

Article image:Rui Borges regressa ao FC Porto para ocupar “cadeira de sonho” na equipa de natação

Rui Borges foi anunciado como novo treinador da secção de natação do FC Porto, regressando ao clube três décadas depois e como o atleta mais condecorado da história da modalidade, informou o emblema azul e branco esta sexta-feira.

O novo responsável chega proveniente do Clube Fluvial Portuense, que orientava desde 2012/13, após passagens pelo Sporting de Braga e pelo Leixões, e substitui José Manuel Borges, que permanecerá na equipa técnica com maior incumbência na vertente de águas abertas.


OneFootball Videos


“É um sonho. Esta é a minha cadeira de sonho. Fui atleta aqui durante 28 anos, saí há exatamente 30, mas este sempre foi o meu clube do coração, como é lógico. Trabalhei noutros clubes, lutei contra o FC Porto – teve de ser porque é o papel de um profissional – e agora é um prazer enorme voltar a esta casa”, expressou Rui Borges, em declarações veiculadas pelos meios do FC Porto.

Recordista de medalhas pelo emblema portista, Rui Borges acumulou 258 títulos de campeão nacional ao longo de 28 anos como nadador, retirando-se em 1995. Representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e depois enveredou por uma carreira de treinador que já conta 30 anos.

“É um Rui Borges diferente do que saiu daqui como atleta, é um Rui Borges treinador. O que saiu era o atleta do clube que deixava tudo na água pela equipa e pelos colegas. Ainda fiz o primeiro ano como treinador aqui, nos infantis, como adjunto da Teresa Figueiras, e nos outros 29 anos passei pelo SC Braga, Leixões e Clube Fluvial Portuense. Foram muitos anos de aprendizagem. Ter sido nadador de alto rendimento ajudou muito, mas a experiência ganha-se com o trabalho”, afirmou.

O técnico apontou como metas restabelecer a hegemonia nacional da secção e garantir presença em competições internacionais, como Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, com o maior número possível de atletas.

“Vamos tentar voltar a colocar o nosso clube no topo da natação nacional, em termos coletivos, e conseguir participações internacionais em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, com o máximo de atletas possível nessas competições, porque temos condições de treino espetaculares. É preciso crer: vamos todos crer a partir de agora e trabalhar muito para isso”, garantiu, acrescentando que a direção e o clube estão empenhados em tornar a secção competitiva.

A contratação de Rui Borges significa, aos 58 anos, o regresso de uma das figuras mais laureadas do FC Porto, agora incumbido de formar uma nova geração de nadadores para competir nos palcos internacionais mais exigentes.

View publisher imprint