Zerozero
·22 July 2025
Rui Costa confirma AG e garante que Benfica District «não terá impacto na ambição desportiva»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 July 2025
Na cerimónia de apresentação do Benfica District, projeto revelado pelos encarnados esta terça-feira, Rui Costa confirmou que os sócios do Benfica vão ser esclarecidos sobre o tema em Assembleia Geral futura.
No evento, que contou com a presença de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, e Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o dirigente das águias revelou mais sobre a ambiciosa renovação do Estádio da Luz e novas construções na área envolvente.
As declarações de Rui Costa
«Hoje é um dia importante para o Benfica, a cidade de Lisboa, o país e o universo benfiquista. Para sócios e adeptos, além de todos os amantes de grandes experiências desportivas, culturais e comerciais, em Portugal e no Mundo.
«É um projeto à Benfica. Temos vindo a trabalhar para propor e concretizar um grande projeto. Em linha com as melhorias que temos concretizado no estádio, mas com renovada ambição. Já implementámos as linhas digitais nos ecrãs, um novo sistema sonoro e iluminação, ao que se soma o aumento da lotação já em curso.
Mas agora, é o início. O início da criação de toda uma nova centralidade, o Benfica District, bem à dimensão do nosso enorme clube. E porque falámos em lotação, permitam-me que comece por aqui. O clube encontra-se a trabalhar numa solução para aumentar a capacidade para 80 mil pessoas, por forma dar resposta à enorme procura de Red Pass.
Continuaremos assim a melhorar a experiência no estádio. Mas vamos renovar o seu exterior, projetando-o para a modernidade. Este projeto contempla um desejo antigo. Toda a fechada será coberta com LED, tornando o exterior tão bonito e extraordinário como o interior. É um projeto que integra um multiusos com capacidade para 10 mil pessoas, e outros adaptáveis para basquetebol, voleibol, hóquei em patins e outras modalidades, bem como uma piscina comunitária.
Mas vai mais longe: um campo de futebol ao ar livre no terraço, uma pista de corrida e lazer, um novo teatro que poderá acolher outros eventos, e instalações culturais, hoteleiras e comerciais, que serão importante para a sustentabilidade da iniciativa.
É um projeto estudado para ser sustentável, renovar objetivos e acolher grandes eventos internacionais sem qualquer impacto na nossa ambição desportiva, bem como nas modalidades.
Trabalhámos com os melhores porque queremos a melhor experiência desportiva, cultural e comercial. Queremos um espaço que seja referência na cidade, país e mundo, à imagem do nosso clube. É também nesse sentido que temos uma nova praça para o convívio de sócios e adeptos, que contará com a estátua do nosso enorme Eusébio, mas também com uma escultura que prestará homenagem aos nossos campeões europeus. Será um espaço enorme, com alma.
O Benfica District é para os sócios e adeptos, para quem está ou nos visita, e para todos aqueles que queiram sentir e viver a alma benfiquista 365 dias por ano.
Isto é um sonho à beira de ser realidade, mas está aberto a ideias e sugestões para que se torne ainda mais glorioso. Apelo a todos que participem: quer no site que abrimos, seja conhecendo melhor, ao pormenor, todo o projeto na sala onde iremos expor múltiplos materiais a partir de amanhã.
Queremos que seja o mais participado possível. Terminado este processo, convocaremos uma Assembleia Geral para que os sócios se pronunciem. É também uma resposta às necessidades das modalidades e dos nossos atletas.
Nestes três anos e meio, foram muitas as reuniões e contactos com entidade públicas e privadas na tentativa de definir um terreno, próximo da Luz, onde se possa materializar este sonho: juntar campos para a nossa formação, pavilhões para a modalidade, academia e campo de jogo para o nosso râguebi...
Não foi fácil, pois encontrar um terreno assim não se resolve com um simples estalar de dedos. Também sobre isso: em breve teremos novidades para apresentar aos sócios e adeptos.
Deixará algo bom para o clube, cidade e país. Nesse sentido, temos como missão e objetivo concluí-lo antes do Europeu feminino de 2029 e do Mundial'2030. Este é um projeto à Benfica: líder, glorioso, com visão e compromisso com o futuro.
Pela mesma paixão que a todos nos une, pela chama imensa. Viva o Sport Lisboa e Benfica.»