Leonino
·18 September 2025
Rui Santos atira-se a Varandas e diz que Presidente do Sporting se acha "o dono disto tudo"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·18 September 2025
Rui Santos deixou uma longa mensagem destinada a Frederico Varandas, após os seus sete anos como Presidente do Sporting
Rui Santos dedicou a sua coluna de opinião desta semana a Frederico Varandas, deixando uma longa mensagem ao Presidente do Sporting que, recentemente, celebrou sete anos desde que está à frente dos destino dos verdes e brancos. Entre alguns elogios, o comentador desportivo realçou a mudança de postura do líder leonino.
"Cumpriu há uma semana 7 anos como presidente do Sporting e vive hoje, como bicampeão nacional, uma situação de vigor em liderança institucional, não apenas no Sporting mas também no plano da concorrência desportiva, depois da partida de Pinto da Costa (com quem nunca se entendeu e foi aliás muito cáustico nas suas acusações) e da camaleónica postura de Luís Filipe Vieira, que foi obrigado a deixar o Benfica por questões de natureza judicial, estando agora a ensaiar um regresso, acompanhado de uma esponja, que faz o sentido que ele próprio lhe quer atribuir", começou por escrever, no site da CNN.
De seguida, o conhecido jornalista abordou a política e gestão de Varandas no mercado de transferências, na qual acredita que o dirigente percebeu o método: Quando se entra no mercado e se começa a vender jogadores acima dos 40 M€, como você fez com Nuno Mendes, Porro, Matheus Nunes, Ugarte, Quenda e Bruno Fernandes, percebendo a importância de manter bases competitivas, depois é uma questão essencialmente de método, quando se tem uma estrutura na qual se confia".
Jota Silva? Rui Santos: "O tempo e as circunstâncias o dirão"
Depois, Rui Santos deixou elogios pela forma como este defendeu o Sporting aquando da venda de Viktor Gyokeres, mas deixou alguns galhardetes sobre a tentativa falhada da contratação de Jota Silva: "Foi valente na defesa dos interesses do Sporting no caso da venda de Gyokeres (outro sucumbiria mais depressa às pressões dos donos do mercado), mas deixe-me que lhe diga que a operação Jota Silva não me convenceu totalmente. Rui Borges queria muito o jogador, mas daquilo que lhe conheço se você ou a sua estrutura quisessem muito o jogador não o perdia como o perdeu. E pode vir-lhe a fazer falta, o tempo e as circunstâncias o dirão".
A terminar, Rui Santos acaba por colocar em causa a mudança de postura do Presidente do Sporting: "Uma coisa é certa: hoje domina melhor o sistema, porque começou a ganhar e todos os sistemas são generosos para quem ganha. Mas não se deslumbre. Às vezes dá a sensação que já tem tiques de ‘dono disto tudo’ e isso não lhe assenta nada bem, porque o seu sucesso foi sempre construído na base da humildade e da independência. Pense nisso".