Zerozero
·23 January 2026
Sagrado banco: Paços de Ferreira bate Académico com reviravolta no último minuto

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 January 2026

Senhoras e senhores, há encontros que são decididos em meros instantes e o duelo entre Paços de Ferreira e Académico foi um desses casos! Após largos minutos em desvantagem, os Castores dominaram por completo à entrada para a reta final e operaram a reviravolta no marcador ao cair do pano, com dois golos nos descontos (2-1), rubricado por atletas saídos do banco de suplentes. Foi emoção até ao final, caro leitor!
Motivados face ao triunfo registado na última jornada, os viriatos entraram com tudo e protagonizaram, desde cedo, as principais investidas de perigo - Álvaro Zamora foi o elemento de maior destaque nos minutos iniciais do duelo. Apesar disso, a linha defensiva caseira não desarmou e conseguiu evitar males maiores.
Pouco depois, foi a vez dos Castores, que operaram algumas movimentações ponderadas - principalmente pelo corredor direito -, mas sem o sucesso pretendido. Miguel Falé apareceu isolado na cara de Domen Gril, que evitou o golo com uma mancha soberana. Daí em diante, o confronto foi bastante equilibrado - mesmo face à degradação constante da condição do relvado, devido às condições adversas - e o nulo manteve-se até à ida para os balneários.
A narrativa foi distinta no arranque do segundo tempo, com o Académico a repetir a receita utilizada na última jornada. Tal como no encontro frente à UD Leiria, André Clóvis colocou a turma visitante na frente do marcador, convertendo de forma exímia uma grande penalidade a favor dos viseenses - Francisco Ramos desviou a bola com o braço no interior da área pacense
Certo é que o golo madrugador acordou os caseiros, que lutaram prontamente em busca da igualdade. A turma orientada por Nuno Braga fez de tudo para reentrar na partida - face à passividade do conjunto de Viseu, que procurou resguardar a vantagem e, por isso, teve menos presença no que a lances de perigo diz respeito - e os castores foram recompensados já para lá do minuto 90.
Já no período de descontos, e após diversas iniciativas ao longo de poucos minutos, o juiz da partida assinalou grande penalidade a favor do Paços de Ferreira - Samba Koné desviou a bola com o braço no interior da área - e permitiu que João Victor rubricasse o golo da igualdade. No lance seguinte - e último da partida -, Diego Fernandes desviou na zona do segundo poste e provocou uma explosão de alegria no Estádio Capital do Móvel! Que desfecho inusitado, caro leitor!
O lance que está na origem da grande penalidade assinalada a favor do Paços de Ferreira levanta algumas dúvidas, na medida em que o alegado desvio no braço de Samba Koné é tremendamente dúbio - não para Miguel Fonseca, que apontou prontamente para a marca de grande penalidade. Além disso, o juiz da partida distribuiu cartões amarelos com larga facilidade e não permitiu que o jogo tivesse mais minutos após o golo da vitória do Paços de Ferreira, ainda que a partida estivesse interrompida durante bastante tempo. Não foi, certamente, a exibição mais feliz de Miguel Fonseca na II Liga.

Onze do Paços de Ferreira:
Rafa Oliveira, Anilson, Tiago Ferreira, Kauan Conceição, André Sousa, Nuno Cunha, João Pinto, Francisco Ramos, Ronaldo Lumungo, Iuri Moreira, Miguel Falé

Onze do Académico:
Domen Gril, Robinho, Nikos Michelis, Anthony Correia, Gustavo Costa, Soufiane Messeguem, Luís Silva, João Guilherme, Cihan Kahraman, Álvaro Zamora, André Clóvis
1':

Começou a partida! Rola a bola no Estádio Capital do Móvel!
1':

Académico: Álvaro Zamora
tenta a sua sorte com um remate à entrada da área, que atinge com estrondo as luvas do guardião contrário! Lance de muito perigo.
9':

Académico: João Guilherme
tenta dar sequência ao remate perigoso de Zamora, que foi desviado por Rafa Oliveira, mas o camisola '31' não acerta da melhor forma na bola, no momento da recarga, e atira ao lado!
18':

Paços de Ferreira: Miguel Falé
aproveita um passe longe e surge isolado na cara de Domen Gril, que aplica uma MANCHA SOBERANA para impedir um golo cantado do camisola '11'! Que perigo!
24':

Duelo algo mastigado nesta fase do jogo e as condições do relvado em nada ajudam à realização de um bom espetáculo de futebol! O Académico entrou melhor, com oportunidades de perigo consecutivas e algumas aproximações ponderadas à baliza contrária, mas o Paços de Ferreira tem conseguido contrariar essa tendência nos últimos minutos. Partida equilibrada!
36':

Iuri Moreira (Paços de Ferreira) remata ao poste!!!
Esteve à vista o golo, após um remate cruzado, de pé esquerdo, protagonizado por Iuri Moreira!
38':

As condições do relvado estão cada vez piores, face à chuva intensa que tem pautado este duelo, e os atletas têm tido cada vez mais dificuldades para operar com assertividade no Estádio Capital do Móvel.
40':

Anilson (Paços de Ferreira) está lesionado e vai abandonar o relvado com recurso a maca.
45 +3':

Jogo bastante dividido aqui no Estádio Capital do Móvel! As condições adversas não têm ajudado a que ambas as equipas protagonizem um espetáculo futebolístico, visto que o relvado tem estado bastante degradado. Depois de uma entrada forte do Académico e do Paços conseguir equilibrar, o jogo tem sido pautado por oportunidades parte a parte. Com tudo em aberto, veremos o que a segunda parte nos reserva.
49':

VAR confirma:
grande penalidade a favor do Académico.
50':

GOLO Académico: André Clóvis marca de grande penalidade!
André Clóvis marca o seu 15º golo na prova (19 jogos) André Clóvis marcou o seu 69º golo na equipa (133 jogos)
O Académico repete a receita da última jornada e está na frente do marcador! Tal como no jogo frente à UD Leiria, André Clóvis arranca o segundo tempo com um golo madrugador, convertendo com eficácia uma grande penalidade a favor dos forasteiros!
66':

GOLO INVALIDADO Paços de Ferreira:
Iuri Moreira balança as redes, mas o lance é anulado por falta ofensiva.
67':

VAR valida:
decisão acertada.
69':

Miguel Fonseca perdeu por completo o controlo do jogo. O árbitro tem disparado cartões amarelos ao mínimo contacto e demonstração de desagrado, impedindo um ritmo de jogo que favoreça os intervenientes.
78':

Só da Paços de Ferreira nos últimos minutos!
85':

Paços de Ferreira: Ronaldo Lumungo
decide fazer tudo sozinha, avança largos metros e atira com confiança, sendo que o esférico passou muito perto do poste!
90 +1':

Paços de Ferreira: Francisco Ramos
saca um remate à queima roupa, à entrada da área, mas Domen Gril estica-se e salva o Académico com uma grande defesa!
90 +5':

Não dá para entender o motivo desta grande penalidade, uma vez que a bola é desviada por um jogador do Paços de Ferreira... Lance a ser avaliado.
90 +6':

VAR analisa:
possível desvio de Samba Koné com o braço, mas levanta muitas dúvidas!
90 +7':

Se este lance levanta assim tantas dúvidas, com que certezas é que Miguel Fonseca apontou prontamente para a marca da grande penalidade? Fica a dúvida no ar...
90 +10':

VAR confirma:
grande penalidade a favor do Paços de Ferreira.
90 +11':

GOLO Paços de Ferreira: João Victor marca de grande penalidade!
João Victor marca o seu 4º golo na prova (17 jogos)
João Victor atira com clareza para o fundo das redes.
90 +13':

GOLO Paços de Ferreira! Diego Fernandes marca
Diego Fernandes marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
Diego marca ao cair do pano e marca o que virá muito provavelmente a ser o golo do triunfo do Paços de Ferreira!
90 +14':

O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:

Foi uma vitória assente na premissa de acreditar até ao fim! O Paços de Ferreira operou uma remontada no marcador no úiltimo lance da partida, após largos minutos em desvantagem, e fica, assim, com os três pontos em casa diante do Académico! Que jogo emocionante, caro leitor!
Melhor em campo:

Diego Fernandes (FCPF) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O camisola '7' imprimiu dinamismo com a sua entrada em campo e rubricou, ao cair do pano, o golo da vitória!









































