Saiba como joga o Chelsea, adversário das quartas de final do Palmeiras no Super Mundial de Clubes | OneFootball

Saiba como joga o Chelsea, adversário das quartas de final do Palmeiras no Super Mundial de Clubes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Palmeiras Online

Palmeiras Online

·3 July 2025

Saiba como joga o Chelsea, adversário das quartas de final do Palmeiras no Super Mundial de Clubes

Article image:Saiba como joga o Chelsea, adversário das quartas de final do Palmeiras no Super Mundial de Clubes

Após vencer o Botafogo nas oitavas de final do Super Mundial de Clubes, o Palmeiras tem pela frente o Chelsea como adversário na próxima fase da competição. Vale lembrar que essa será a segunda vez na história que as duas equipes se enfrentam.

Após conquistar a Libertadores de 2021, o Verdão se preparou muito para o Mundial de 2022, que foi realizado no Emirados Árabes Unidos. Após passar pelo Al Ahly nas semifinais, o Palmeiras encarou o Chelsea na grande decisão da competição. Em um confronto equilibrado, os ingleses saíram vencedores após gol de pênalti na prorrogação.


OneFootball Videos


Como chega o Chelsea para o confronto:

Após estrear contra o Los Angeles FC, na qual venceu por 2×0, o Chelsea enfrentou o Flamengo na segunda rodada da fase de grupos, e perdeu o confronto para os brasileiros por 3×1. Já na última rodada da primeira fase, a equipe venceu o Espérance da Tunísia por 3×0, e avançou em segundo lugar do grupo D, com seis pontos.

Nas oitavas de final, enfrentaram o Benfica no Bank of America Stadium em Charlotte, em um confronto que ficou marcado pelo adiamento da partida após más condições climáticas. Em campo, o Chelsea abriu o placar com Reece James no segundo tempo, e Di Mária empatou de pênalti nos minutos finais.

Na prorrogação, a equipe inglesa foi superior após a expulsão de Prestianni, e acabou vencendo por 4×1, com gols marcados por Nkunku, Pedro Neto e Dewsbury-Hall. Vale ressaltar, que no confronto das oitavas de final, o Chelsea perdeu dois titulares. O zagueiro Badiashile que saiu de campo lesionado, e o volante Caicedo que recebeu o segundo cartão amarelo, e está suspenso para o confronto contra o Palmeiras.

Saiba como o Chelsea joga:

O treinador Enzo Maresca está iniciando sua segunda temporada à frente do clube. Discípulo de Pep Guardiola, na qual foi seu assistente, Maresca tenta adaptar alguns conceitos do treinador espanhol em seu estilo de jogo. Em campo, o técnico gosta de utilizar a formação 4-2-3-1.

Na fase ofensiva da equipe, o Chelsea conta no gol com o espanhol Robert Sanchez que gosta de trabalhar com a bola nos pés, para iniciar os ataques do time. Porém, mesmo que seja bom com os pés, o goleiro não passa grande confiança debaixo das traves, o que já obrigou o time a ir em busca de um novo arqueiro no mercado de transferências.

A defesa, que geralmente é montada com quatro jogadores, tem em sua fase ofensiva muitas vezes uma saída com três atletas, se alternando entre o lateral-direito Reece James e o lateral-esquerdo Cucurella. A dupla de zaga é composta pelo canhoto inglês Levi Colwill, e sem poder contar com francês Badiashile, a tendência é que Enzo Maresca escale o também inglês Adarabioyo contra o Palmeiras.

Partindo para o meio-campo, onde a equipe tem seu principal desfalque para o confronto. Talvez o melhor jogador do time na temporada, Caicedo recebeu o segundo cartão amarelo e está fora da partida. Dessa forma, a parte da volância seja a principal incógnita para o técnico dos blues. Normalmente, o Chelsea utiliza Caicedo e Lavia na contenção, deixando o argentino Enzo Fernández com mais liberdade ofensiva. Sem o equatoriano, existem muitas opções para o treinador do Chelsea.

Dentre as dúvidas, Enzo Fernández pode recuar e fazer a dupla de volantes com Lavia, ou Reece James pode ser deslocado para o meio-campo dando oportunidade para Malo Gusto na lateral-direita, ou até mesmo a entrada do brasileiro Andrey Santos na posição. Um pouco mais a frente, a equipe conta com o grande talento de Cole Palmer, que é o jogador com mais liberdade em campo para criar as jogadas ofensivas da equipe.

Já nos extremos do campo, está o português Pedro Neto, que tem liberdade de cair tanto no lado direito, quanto no lado esquerdo e busca se aproveitar dos espaços deixados pelos defensores adversários. Caso o substituto de Caicedo seja Enzo Fernández na volância, o treinador da equipe deve optar por Madueke em uma das pontas do campo, deixando Palmer como principal armador da equipe centralizado.

No comando de ataque, Enzo Maresca tem utilizado mais neste Super Mundial de Clubes, o recém-chegado Liam Delap, que busca abrir bastante espaço para os avanços de Pedro Neto e Cole Palmer. Porém, a equipe tem no banco de reservas, Nicolas Jackson, que gosta mais de atacar a profundidade. E para a partida contra o Palmeiras, os ingleses vão poder contar também com a mais recente contratação, o atacante João Pedro que estava no Brighton e já pode estrear neste confronto.

Pontos fortes da equipe:

Com um DNA ofensivo e com ideias “guardiolistas”, o Chelsea de Enzo Maresca busca começar as jogadas desde o seu goleiro até o seu centroavante. Em um estilo de jogo mais “engessado” taticamente, os jogadores tendem a manter as suas posições na fase de construção utilizando um 3-2-5, com um dos laterais no apoio defensivo e outro avançando pelos extremos do campo, junto a Pedro Neto.

Dessa forma, o Chelsea tenta envolver o adversário com superioridades numéricas em diversas regiões do campo. Com paciência para trocar passes, a equipe sempre busca um espaço ou uma desatenção na defesa adversária para criar lances de perigo. Outro ponto importante do time inglês, são os cruzamentos certeiros visando as chegadas dos meio-campistas na entrada da área.

Pontos fracos da equipe:

Como o Chelsea gosta de atacar com cinco jogadores na última linha, assim que perdem a bola buscam a recuperação rápida da posse. Caso a pressão após perda não dê resultados, a equipe fica bastante exposta defensivamente.

Outro ponto importante que pode ser explorado pelo ataque do Palmeiras, são as inversões rápidas de bola de um lado para o outro do ataque. Em momentos defensivos o Chelsea tende a concentrar um grande número de jogadores no lado da jogada e inversões rápidas podem deixar o time no 1×1 contra os atacantes do Verdão.

Para finalizar, durante a construção das jogadas quando a posse ainda está com os zagueiros, os dois principais volantes sempre são acionados para dar continuidade na jogada. Caso o Palmeiras consiga encaixar a marcação nesse setor, vai poder minar a criatividade da equipe.

Confira a possível escalação da equipe e as movimentações dos jogadores:

De acordo com os jogadores disponíveis e pela formação utilizada contra o Flamengo com os dois laterais-direitos, acredito que a equipe do Chelsea vá a campo com: Robert Sanchez; Malo Gusto, Adarabioyo, Levi Colwill e Cucurella; Lavia, Reece James, Enzo Fernández, Cole Palmer e Pedro Neto; e Liam Delap.

Article image:Saiba como joga o Chelsea, adversário das quartas de final do Palmeiras no Super Mundial de Clubes

Escalação Chelsea (Foto/reprodução TaticalIpad)

Palmeiras e Chelsea entram em campo nesta sexta-feira (4 de julho) às 22:00 (horário de Brasília) no Lincoln Financial Field, na cidade da Filadélfia, em partida válida pelas quartas de final do Super Mundial de Clubes.

View publisher imprint