oGol.com.br
·15 October 2025
Santos recebe o Corinthians assombrado por tabu e 'lei do ex'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 October 2025
Santos e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília). Será o quarto encontro entre os rivais alvinegros no ano, mas apenas o primeiro na Vila Belmiro. Além do palco da partida, o Peixe espera que o placar do jogo também seja diferente desta vez, bem como uma "lei do ex" que insiste em fazer o time santista de vítima.
Incomodado com a proximidade com a zona do rebaixamento - é apenas o 16º colocado com 28 pontos, três a mais que o Vitória - o Santos perdeu seus três últimos jogos contra o Timão, sendo um pela primeira fase do Paulistão (2 a 1), outro pela semifinal do estadual (2 a 1), e também no turno do Brasileirão (1 a 0), sempre na Neo Química Arena.
Nos últimos 10 confrontos, valendo por qualquer competição, o Santos venceu apenas duas vezes, com outros três empates e cinco vitórias do Corinthians, sendo que um dos triunfos santistas foi no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil de 2022, quando o Timão havia vencido o primeiro jogo por 4 a 0 e poupou seus titulares. Já em 2024, o Peixe levou a melhor no único encontro dos times no ano.
Fazendo um recorte apenas de jogos pelo Brasileirão, a história tem uma reviravolta interessante nos últimos dez anos. Entre 2015 e 2017 o time da capital levou a melhor com três vitórias e duas derrotas. Então veio uma sequência de oito jogos em que o Santos não sabia o que era perder (quatro vitórias), mas a última partida dessa série também serviu para abrir um jejum que já dura sete jogos.
A última vez que o Santos venceu um clássico contra o Corinthians pelo Brasileirão foi em fevereiro de 2021, na 33ª rodada do Brasileirão de 2020, que foi atrasado pela pandemia.
Depois do triunfo, com gol isolado de Marcos Leonardo, foram sete jogos com quatro vitórias do Timão e três empates. Jogando na Vila Belmiro as equipes empataram sem gols em 2021 e o Corinthians venceu as duas seguintes, no Brasileiro de 2022, com gol de Róger Guedes, e no ano seguinte com, Ruan Oliveira e Yuri Alberto.
Yuri Alberto chegou ao Santos em 2013, quando ainda tinha 12 anos e fez sua estreia no time profissional em 2017, mas a passagem foi rápida, sem muito brilho, antes de sair e ir para o Internacional, em 2020. Só que o Peixe seria parte importante da carreira do camisa 9.
Dos 112 gols marcados como profissional, sete foram contra o Santos, fazendo de sua ex-equipe sua maior vítima (ao lado do Atlético Goianiense). Com média de 0,63 gol por reencontro, os números são melhores vestindo a camisa do Corinthians, com seis tentos em oito clássicos.
Em 2025, a "Lei do Ex" funcionou mais do que nunca: foram quatro gols nos três jogos neste ano, sendo dois no jogo da primeira fase do Paulista, o primeiro nas semifinais e o gol da vitória no primeiro encontro do Brasileirão.