Seleção Brasileira: detalhe polêmico do uniforme é vetado por presidente da CBF | OneFootball

Seleção Brasileira: detalhe polêmico do uniforme é vetado por presidente da CBF | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·26 March 2026

Seleção Brasileira: detalhe polêmico do uniforme é vetado por presidente da CBF

Article image:Seleção Brasileira: detalhe polêmico do uniforme é vetado por presidente da CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, determinou a retirada da inscrição “Brasa” nos meiões da equipe principal.

Em entrevista à ESPN Brasil, o dirigente afirmou que o termo não será utilizado oficialmente, sendo substituído por “Brasil”.


OneFootball Videos


A controvérsia surgiu após o lançamento dos novos uniformes pela Nike, que incluiu a expressão como parte de uma campanha publicitária pré-Copa.

Porém, Xaud afirmou ter sido surpreendido pela inclusão do detalhe e reforçou que a mudança não condiz com a visão da atual gestão.

O nosso uniforme é o nosso manto, representa a nossa bandeira. Não vai ter ‘Brasa’. Vai ter ‘Brasil’, por respeito à nossa identidade e à nossa cultura”, declarou o presidente, destacando o compromisso com símbolos tradicionais da equipe.

Logo no início do mandato de Xaud, o dirigente já havia barrado a possibilidade de uma camisa vermelha para a Seleção, também por entender que a proposta destoava da identidade histórica do time nacional.

Segundo ele, há uma diferença entre ações de marketing previstas em contrato, herdado da gestão anterior, e aquilo que a CBF considera adequado para o uniforme oficial.

Apesar de reconhecer a existência de campanhas publicitárias, o presidente garantiu que o padrão utilizado em jogos seguirá respeitando os elementos tradicionais.

Outro ponto discutido recentemente foi a presença da logomarca da Jordan no uniforme reserva, mas, diferentemente da questão envolvendo o “Brasa”, esse aspecto não gerou incômodo na cúpula da CBF.

Para Xaud, a associação com a marca ligada a Michael Jordan é vista como positiva, especialmente no contexto de internacionalização da marca da Seleção. Ele ressaltou que a parceria deve ser entendida sob a ótica comercial e estratégica, e não como uma descaracterização do time.

A nova camisa principal da Seleção fará sua estreia no amistoso contra a Croácia, marcado para o dia 31 de março, em Orlando. Já o uniforme reserva será utilizado pela primeira vez no confronto diante da França, em Boston.

Além desses compromissos, a equipe brasileira ainda tem um amistoso previsto contra o Panamá, no fim de maio, dando sequência à preparação para os próximos desafios internacionais.

View publisher imprint