MundoBola Flamengo
·12 August 2025
Sem Arrascaeta: analista aponta substituto ideal para Flamengo x Internacional

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 August 2025
O Flamengo não tem Arrascaeta no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O Internacional visita o time no Maracanã nesta quarta-feira (13), às 21h30 (horário de Brasília), mas Filipe Luís vai ter que mexer no time.
As opções sem o craque são diversas. Carrascal chegou para ser seu substituto natural, mas o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, explica que ele ainda não deve ser escalado.
"Contra o Mirassol, o Flamengo teve Samuel Lino, Arrascaeta, Plata e Pedro. O substituto natural seria o Carrascal. Mas a negociação demorou. Chegou em cima da hora e, segundo o Filipe Luís, não tem todos os conteúdos táticos ainda. Isso pode fazer a diferença. Existe também a questão dele estar sem ritmo. É complicado colocar em campo em uma partida decisiva", analisa.
Além disso, Gonzalo Plata também pode ser uma boa opção pelo meio, mas o maior problema é perder o bom jogador que ele tem sido pelo lado.
"As outras opções: Plata, Luiz Araújo, Pedro e Samuel Lino. Plata mais centralizado, por trás do Pedro, como segundo atacante. Já fez isso e foi bem em algumas oportunidades. Você ganha o Luiz Araújo como um cara que pode decidir a qualquer momento. Hoje, o Plata por dentro, você perde, porque ele está muito bem pela ponta", comenta.
Por fim, ele aponta sua preferência.
"Saúl pelo lado direito, um falso ponta, função que o Gerson fazia. Possibilidade remota. Também tem a possibilidade do BH jogar por trás do Pedo. Ele gosta do BH. Essa possibilidade é real. Outra é Wallace Yan jogar com o Plata. Essa é a minha favorita", afirma.
Com Wallace Yan no meio, Filipe Luís consegue manter Plata na ponta, onde o equatoriano tem jogado tão bem. Além disso, as dinâmicas entre Plata e Wallace têm sido constantes.
"Na minha visão, hoje, quem interpreta e executa melhor essa função do Arrascaeta em campo, é Wallace Yan. Primeiro, pelo entendimento que ele tem tido com o Plata. Dinâmica interessante, confunde muito a marcação. O Plata baixa em apoio, ele ataca o espaço às costas do Plata. Quando a bola entra para o Wallace, ele já tem o Plata entrando. Funciona bem demais", aponta.
Wallace Yan vai muito bem na região onde Arrascaeta atua.
"Ele é muito dinâmico, ocupa muito bem os espaços. Isso faz toda a diferença para o jogador que ocupa como segundo atacante. Pelo corredor central: muito dinamismo e tem muita visão de jogo. Está naquela zona do Arrascaeta, o passe é feito e ele faz o corta-luz para o Pedro. Ele domina essas ações por dentro", analisa.
Os dois se associaram antes do gol de Everton Cebolinha contra o Atlético-MG.
"No, foi importante. Ele e o Plata tabelando, se encontrando. Ocupação de espaço interessante. Assistência do Plata e belo gol do Cebolinha", diz.
Por fim, ele volta a falar sobre a importância de Plata na ponta.
"Tem a questão do Plata pela direita, que tem dado certo. É um ganho, está com uma dinâmica muito boa. Ter o Plata por dentro não é o fim do mundo, mas você tira de onde tem dado muito certo", conclui. Veja a análise completa abaixo.