SPFC University quer alunos como agentes da transformação da indústria do esporte | OneFootball

SPFC University quer alunos como agentes da transformação da indústria do esporte | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MKT Esportivo

MKT Esportivo

·28 November 2024

SPFC University quer alunos como agentes da transformação da indústria do esporte

Article image:SPFC University quer alunos como agentes da transformação da indústria do esporte

Neste mês, o São Paulo anunciou uma parceria com o Centro Universitário UniDomBosco, do Grupo SEB, e a Universidade do Futebol para a criação da SPFC University, uma instituição de ensino que terá a marca do clube e oferecerá cursos livres, de graduação e pós-graduação voltados para áreas esportivas. Ao todo, serão 11 cursos híbridos, com aulas online e presenciais.

Para que a indústria do esporte acelere o seu desenvolvimento e ofereça mão de obra qualificada ao setor, a promessa é combinar a parte acadêmica com o mundo corporativo e a vivência prática. Para isso, os alunos desfrutarão de visitas estratégicas ao MorumBIS e Centro de Formação de Atletas de Cotia, onde está a categoria de base do clube paulista, além do CT da Barra Funda.


OneFootball Videos


Para Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol, a iniciativa buscará não somente desenvolver profissionais preparados para atuar em uma indústria em transformação, mas também para que os estudantes sejam protagonistas e agentes dessa evolução.

“Nós estamos formando essa universidade para capacitar as pessoas para que elas sejam diferenciadas nos seus mercados de atuação. E não será só dentro dos clubes, associações, mas profissionais que estarão preparados para federações, empresas de mídia, empresas corporativas. A gente está preparando isso para jornalistas, para gestores de comunicação. Se têm desafios hoje no mundo corporativo, imagina a potência de um comunicador que vai conhecer todas as questões dentro da indústria do esporte”, afirmou Heloisa Rios, em entrevista ao MKTEsportivo.

“A participação deles dentro da rotina que acontece no futebol vai ser real. Nós não vamos colocar nos nossos cursos alguém que faça um estágio dentro do clube e ele fica passando de área em área. Na SPFC University esse estudante terá uma programação para passar em todas as áreas a depender da fase que está o curso dele está”, acrescentou.

Pelo lado do São Paulo, o próprio clube acredita que o setor tem muito a evoluir e que isso passa também pela formação de novos profissionais.

“A educação, com a causa do esporte, é um legado para as próximas gerações. Muitos falam com razão: o corpo dirigente dos profissionais do esporte deixa a desejar. Eu entendo que temos de melhorar muito. E esse é o fato de formar profissionais. O São Paulo é vanguardista. Mais uma vez mostrou. Fizemos duas reuniões e a coisa andou. Somos três sócios do empreendimento. É São Paulo, SEB e Universidade do Futebol”, disse o presidente do São Paulo, Julio Casares.

Dentre os cursos livres oferecidos estão os de Análise de Desempenho, Análise de Mercado, Treinamento Tático no Futebol, Gestão do Futebol, Educar pelo Futebol, e Governança e Compliance. Já os programas de graduação contemplam Fisioterapia, Nutrição e Gestão Desportiva e de Lazer. Já a pós-graduação oferece o Business and Sports Law (Direito Desportivo) e Comunicação e Marketing Desportivo, certificados pela UniDomBosco. O objetivo é alargar o público para professores, jornalistas, advogados e demais profissões que tramitam pelo universo futebolístico.

Para a executiva, um grande diferencial da instituição será o network qualificado, da possibilidade de ter contato direto com profissionais experientes que estão envolvidos na indústria.

Questionada sobre de que forma a Universidade do Futebol promoverá a curadoria para os programas de aula e quais empresas farão parte do negócio, a CEO da instituição revelou a primeira parceira do negócio e explicou o motivo dessa união.

“O primeiro parceiro que a gente já pode anunciar é a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). A excelência de praticamente 20 anos que vem trazer também para o esporte a expertise que ela tem no mundo corporativo, no mundo empresarial. Esses parceiros, com todas as suas especialidades, trarão o seu conhecimento, o seu network para estar dentro do esporte. Da importância das marcas entenderem arte, esporte e o entretenimento como uma forma delas conversarem, engajarem o seu público. Então faz todo o sentido esse tipo de parceria da SPFC University”, finalizou Heloisa.

Article image:SPFC University quer alunos como agentes da transformação da indústria do esporte

Foto: Divulgação/SPFC

View publisher imprint