Coluna do Fla
·21 February 2026
Sport se desespera após Flamengo receber parecer favorável sobre Brasileirão de 87: “Causa estranheza”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 February 2026

O Flamengo ganhou um forte aliado na luta pelo reconhecimento do título do Brasileirão de 1987 em todas as esferas. O Procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável à ação movida pelo Mais Querido. Revoltado, o Sport Recife emitiu uma nota.
“O Sport Club do Recife acompanha com serenidade as recentes notícias sobre o parecer encaminhado pela Procuradoria-Geral da República ao STF acerca do Campeonato Brasileiro de 1987. O mérito da matéria já foi amplamente analisado e decidido por órgãos judiciais competentes, com decisões reiteradas que reconheceram o Sport como único campeão brasileiro de 1987, inclusive com manifestações anteriores do próprio Supremo”, escreveu o Sport.
“O clube reafirma sua confiança nas instituições e entende que o reconhecimento simultâneo de dois vencedores para uma mesma competição contraria a lógica do direito desportivo e a segurança jurídica. Passadas quase quatro décadas, causa estranheza a tentativa de rediscutir judicialmente um resultado definido dentro das regras da competição e já consolidado pela Justiça. O Sport seguirá firme na defesa de sua história, com responsabilidade, equilíbrio e respeito às instituições brasileiras”, acrescentou os pernambucanos.
Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu que Flamengo e Sport são campeões de 87. Porém, os pernambucanos conseguiram, na Justiça Comum, tirar o título do Mais Querido. No entanto, a Procuradoria-geral da República entende que a decisão de 14 anos atrás é válida e que a Primeira Turma do STF errou ao considerar os pernambucanos como únicos campeões.
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.









































