Zerozero
·29 August 2025
Sporting x FC Porto: antevisão, ausências e onzes prováveis

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·29 August 2025
É dia de jogo grande em Portugal, é dia de Clássico. De um lado, os bicampeões nacionais, que seguem em busca de um histórico tri, guiados por uma nova identidade, à imagem de Rui Borges, por fim. Do outro, os novos e renovados dragões, que investiram forte nesta temporada e acreditam no modelo imposto por Farioli para chegar ao sucesso.
Comecemos pelos leões. Rui Borges assumiu ligeiro favoritismo para este jogo e a verdade é que é merecido. Além do título de bicampeões, a turma de Alvalade está a fazer um grande arranque de época - à semelhança do seu adversário deste jogo - e tem feito do coletivo a sua maior arma, afastando cada vez mais os fantasmas do pós-Gyokeres.
O Sporting ainda não está na máxima força para este jogo e está, ainda, privado de Diomande, Morita e Maxi Araújo, obrigando a mexidas. No caso dos dois defesas, continuam de fora, pelo que Debast e Ricardo Mangas deverão seguir como titulares - até porque têm correspondido e poderão ser importantes contra a pressão alta portista.
No caso do médio nipónico, o reforço Giorgi Kochorashvili terá aqui a sua oportunidade de ouro para mostrar que é o substituto ideal. De resto, a maior dúvida paira no «duelo» entre Fresneda e Vagiannidis, mas o espanhol parte em vantagem por estar mais habituado às ideias do treinador, até pela exigência do jogo.
Olhando para o outro lado, falamos de um FC Porto que deu uma volta de 180º neste verão e mudou bastante a sua forma de olhar para o jogo desde a chegada de Francesco Farioli. O investimento no reforço do plantel foi (e tem sido) forte e a verdade é que, até ver, a equipa tem correspondido positivamente. A sua pressão altíssima, verticalidade e agressividade tem dado frutos, mas, agora, chega um teste de fogo.
Na antevisão da partida, além de deixar algumas «farpas» e antever o jogo, Farioli revelou que Samu está recuperado, pelo que é muito provável que salte diretamente para a titularidade. Mas não deverá ser o único. Francisco Moura é forte candidato a «roubar» o lugar de Zaidu, agora que está recuperado, e resta saber se William Gomes - que se tem apresentado bem - continuará com a confiança para substituir Pepê, ou se Rodrigo Mora, que tem estado no centro das atenções, terá a sua oportunidade.
Venha de lá essa Clássico!
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Samu, Borja Sainz
Sporting ( vs Nacional 2025-08-23): Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
FC Porto ( vs Casa Pia AC 2025-08-24): Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, William Gomes, Luuk de Jong, Borja Sainz