Zerozero
·27 January 2026
Subiu com o Sunderland da League One à Premier League e deixa o clube a seis meses de terminar contrato

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 January 2026

Após 18 anos de ligação ao Sunderland, o médio Daniel Neil foi emprestado ao Ipswich Town até ao final da temporada, tendo os black cats confirmado que o jogador deixará o clube como jogador livre no verão. Esta transferência coloca um ponto final na relação entre clube e jogador, que só vestiu as cores do Sunderland até ao momento. Neil realizou um total de 201 jogos ao serviço do Sunderland, onde se estreou aos 16 anos, num encontro a contar para o EFL Trophy (vitória por 0-1). Durante esta trajetória, o médio contribuiu com 12 golos e 20 assistências, ajudando o clube a garantir o acesso da League One para o Championship, numa primeira fase. Além disso, foi o capitão do Sunderland em Wembley, na vitória sobre o Sheffield United (1-2) que garantiu o acesso à Premier League.
Na sua despedida o jogador deixou uma mensagem ao clube, como citado no site oficial.
«Acima de tudo, gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer 'obrigado'. Aos meus treinadores e colegas de equipa, do passado e do presente, que não foram apenas grandes profissionais, mas também grandes pessoas; e a todo o staff e aos adeptos, pelo apoio ao longo de todas as experiências que partilhámos juntos. Tenho muito orgulho no que alcançámos durante a minha passagem pelo clube e por ter dado o meu contributo para o devolver ao lugar que merece, a Premier League. Ser capitão do Sunderland foi um sonho de infância tornado realidade e, como adepto para a vida, estou entusiasmado por ver o que se segue nesta caminhada», vincou Neil.
Kristjaan Speakman, diretor desportivo, do clube, fez também questão de se despedir do internacional jovem por Inglaterra: «Falamos muitas vezes com os jogadores sobre a oportunidade de deixar um legado e foi exatamente isso que o Dan fez. Esteve sempre à altura nos momentos mais difíceis e abraçou o desafio, lutou para se tornar um jogador importante e depois usou a sua influência de forma positiva para elevar os padrões dentro e fora de campo, o que culminou com ele a capitanear o clube do seu coração de regresso à Premier League.».
Neil irá procura agora no Ipswich mais tempo de jogo, uma vez somou apenas 13 minutos de jogo pela equipa principal do Sunderland na presente temporada. Os the blues encontram-se em terceiro lugar na Championship, posição de playoff de promoção à Premier League.
«Estive no Sunderland durante muito tempo e foi um capítulo incrível da minha vida e da minha carreira, mas agora estou pronto para o próximo capítulo. Depois de muita reflexão, ficou claro que o Ipswich seria a escolha perfeita para isso», disse o jogador na apresentação.









































