
Central do Timão
·2 October 2025
Súmula de Corinthians x Internacional relata protestos de dirigentes e pedido de prisão da arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·2 October 2025
A súmula do confronto entre Corinthians e Internacional, realizado na última quarta-feira, reforçou as críticas dos dirigentes dos dois clubes contra a arbitragem de Rodrigo José Pereira de Lima no campo e de Gilberto Rodrigues Castro Júnior no VAR.
O documento, assinado pelo árbitro principal, registrou protestos do Internacional ainda no primeiro tempo e do Corinthians na etapa final. O técnico Dorival Júnior, expulso durante o jogo, seguiu discutindo com a equipe de arbitragem na zona mista após o apito final.
Foto: Ricardo Duarte / Internacional
“Informo ainda que, após o término da partida, quando a equipe de arbitragem ainda se encontrava no centro do gramado, o diretor de futebol do Corinthians, Fábio Soldado, invadiu o campo de jogo, e o mesmo estava acompanhado de um indivíduo não identificado, que se dirigiu à equipe de arbitragem proferindo as seguintes palavras: ‘vergonhoso, você é um safado’. Em seguida, esse indivíduo foi contido pelo policiamento e retirado do campo.”, escreveu o árbitro na súmula.
“Faço saber que, após o término do segundo tempo, já na zona mista, o presidente do Corinthians, Osmar Stabile, juntamente com o diretor executivo de futebol, Fábio Soldado, aproximaram-se da equipe de arbitragem de forma exaltada e desrespeitosa, proferindo reiteradas vezes as seguintes palavras: ‘isso é uma vergonha o que vocês fizeram aqui”, continuou.
No primeiro tempo, o Corinthians abriu o placar com Gui Negão, de cabeça, após cruzamento de Matheuzinho. O segundo gol, marcado por Hugo Farias, foi anulado pelo VAR por impedimento milimétrico. Ainda assim, quem mais reclamou na etapa inicial foi o Internacional. O time gaúcho chegou a balançar as redes aos 39 minutos com chute de Óscar Romero, mas o lance foi invalidado por impedimento de Luis Otávio, que teria atrapalhado o goleiro Hugo Souza. A súmula registrou que dirigentes colorados foram tirar satisfação no intervalo.
“Informo que após o término do primeiro tempo, o presidente do internacional, Alessandro Pires Barcellos, o diretor de futebol, Andres Nicolas D’alessandro, e o vice-presidente jurídico, Jorge Oliveira Filho, vieram até a equipe de arbitragem de forma exaltada e desrespeitosa e nos ofenderam: ‘você de novo nos prejudicando, seu safado’. Ressalto que foi necessário a intervenção policial para conter os dirigentes (do Internacional). No retorno ao campo de jogo, para o início do segundo tempo, o analista de desempenho do Internacional, Juan Nicolas Romanazzi ofendeu o meu assistente número 2, Francisco Chaves Bizerra Junior com as seguintes palavras: ‘seu filho da put@'”, registrou o árbitro.
Na etapa final, os ânimos se inverteram. O Corinthians mantinha a vantagem de 1 a 0 até os 54 minutos. O jogo deveria terminar aos 50, mas seguiu com acréscimos além do previsto. Foi nesse período que ocorreu o lance polêmico: o árbitro assinalou pênalti de Cacá em Bruno Henrique, em jogada muito contestada. A penalidade mudou o resultado e gerou forte revolta no Timão.
Dorival Júnior recebeu cartão vermelho por protestar de forma veemente, após já ter levado o terceiro amarelo. Segundo a súmula, ele gesticulou e xingou a arbitragem, recusando-se a deixar o campo. Sua exaltação prosseguiu depois do apito final: “vocês deveriam sair daqui presos”. A súmula informa ainda que foi necessário apoio da polícia para conter a situação.
Após a partida, Osmar Stabile, Fabinho Soldado e Dorival Júnior concederam entrevistas condenando a atuação de Rodrigo José Pereira de Lima. Com o empate, o Corinthians chegou a 30 pontos e ocupa, no momento, a 13ª posição na tabela.
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50