Leonino
·26 March 2025
TAD dá razão ao Sporting: FPF de Fernando Gomes tentou prejudicar leões à descarada

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·26 March 2025
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) retirou a suspensão de oito jogos a Nuno Santos, e a multa a Matheus Reis, na sequência de um castigo do Conselho de Disciplina (CD) da antiga direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), liderada por Fernando Gomes, derivado dos acontecimentos da Supertaça, diante do Porto. O Sporting está furioso com a situação, uma vez que se sente prejudicado.
Segundo o acórdão do recurso apresentado pelos leões, revelado pelo jornal Record, o TAD prova que, durante a Supertaça, o vidro do camarote do Estádio Municipal de Aveiro partiu-se devido às paupérrimas condições de segurança apresentadas e não pelos festejos dos jogadores dos verdes e brancos.
De acordo com o documento, o Sporting acusa o antigo CD de "encobrir" a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), grandes responsáveis pelo sucedido, uma vez que a estrutura estava já danificada "com a falta de uma das quatro fixações" e com as restantes "danificadas pela corrosão" e "sem revestimento protetor".
Segundo os "testes de resistência do guarda-corpos, caso o mesmo estivesse em perfeitas condições, a estrutura seria capaz de resistir a um impacto de 122 kgs, uma força que o extremo leonino seria incapaz de provocar com um pontapé, ainda mais a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo como sucedia na altura", escreve o diário desportivo.
A CMA nunca apresentou provas que culpassem diretamente os jogadores do Sporting, contrariamente ao que fez a Direção de Frederico Varandas, que, no documento em questão, aponta ainda para um caso semelhante, na Supertaça de 2020, entre Benfica e Porto. No entanto, dada a ausência de feridos, a autarquia aveirense voltou a encobrir a situação, para não admitir condições deficitárias no recinto desportivo.
Depois do que foi apresentado pelos verdes e brancos, sem a CMA ou a FPF terem contraposto o TAD acabou por ilibar Nuno Santos, Matheus Reis e a Sporting SAD. Agora, resta saber o desfecho da situação e se a forma como o CD é gerido sofre alterações, como pediram os leões.