Portal dos Dragões
·16 June 2026
Taremi pede mais apoio da FIFA ao Irão: “Tudo está a ser um desastre”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 June 2026

Depois de o Irão ter empatado 2-2 com a Nova Zelândia na estreia no Mundial’2026, Mehdi Taremi, antigo avançado do FC Porto e do Rio Ave e capitão da seleção iraniana, revelou que a sua equipa foi instruída a abandonar os Estados Unidos poucos minutos após o apito final.
Em declarações na zona mista do relvado do SoFi Stadium, em Inglewood, Califórnia, Taremi, que foi titular mas não conseguiu marcar frente aos neozelandeses, lamentou o impacto que a exigência imposta pelo Governo liderado por Donald Trump para permitir a entrada da seleção iraniana nos EUA durante o Mundial – sair no próprio dia – tem tido na preparação da equipa para o torneio, pedindo mais apoio da FIFA.
“Está a ser tudo um verdadeiro desastre para nós. Ainda temos alguns problemas, porque supostamente temos treino amanhã de manhã – recuperação – e depois partimos para Tijuana [onde a seleção está sediada, no México]. Temos de sair de Los Angeles agora mesmo, isso não é bom para nós e não é bom para o futebol, porque no Mundial tens de te preparar bem para o próximo jogo. É muito stress para os jogadores, para a equipa técnica e para todos. Mas não temos esse apoio e acho que a FIFA tem de nos ajudar mais do que isto”, apelou, reagindo ainda ao facto de Gianni Infantino, presidente do organismo, ter ido ao balneário do Irão no final do jogo com a Nova Zelândia: “Ele só quer ajudar-nos. Agora é o início do Mundial, e ele vai ajudar-nos”.
Questionado sobre se tinha uma mensagem para o presidente norte-americano, Donald Trump, Taremi afirmou: “Estou aqui para jogar futebol, meu amigo. Estamos cansados de falar sobre [política]. Se nos ajudarem, somos muito gratos por isso. Se ninguém nos ajudar, não importa. Nós apenas ficamos unidos, uns atrás dos outros, e vamos tentar o nosso melhor para ganhar os próximos dois jogos”.
O Irão ainda irá disputar pelo menos mais dois jogos nos Estados Unidos, frente à Bélgica e ao Egito, que empataram 1-1 no outro encontro da primeira ronda do Grupo G do Mundial.







































