Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira quebra o silêncio sobre Bruno Henrique e desabafa: “Eu só acho que o futebol tem…” | OneFootball

Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira quebra o silêncio sobre Bruno Henrique e desabafa: “Eu só acho que o futebol tem…” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·16 November 2025

Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira quebra o silêncio sobre Bruno Henrique e desabafa: “Eu só acho que o futebol tem…”

Article image:Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira quebra o silêncio sobre Bruno Henrique e desabafa: “Eu só acho que o futebol tem…”

Após a derrota do Palmeiras para o Santos por 1 a 0, Abel Ferreira falou sobre a situação envolvendo jogador do Flamengo


Na última quinta-feira (13), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) votou pela absolvição do atacante do Flamengo Bruno Henrique por fraude ligada a apostas. Após a derrota do Palmeiras, nesse domingo (15), o técnico do Palmeiras Abel Ferreira respondeu sobre o assunto.

Questionado sobre a situação de Bruno Henrique, Abel Ferreira se isentou de ‘julgar’ o atacante. Porém, fez longo discurso sobre união e ética no futebol.


OneFootball Videos


— Eu sou cidadão paulistano, trabalho há cinco anos no Brasil. Fui muito bem recebido e sou muito grato ao futebol brasileiro e a todas as pessoas que me receberam aqui. O futebol aqui está nos genes da pessoa que vivem aqui, respiram futebol. Portanto, o futebol deveria ser o embaixador daquilo que é o exemplo para a nossa sociedade. Já falei várias vezes. Eu não sou ninguém para julgar o que se passou, essa não é a minha função. Eu só acho que o futebol tem que ser o embaixador do que são os valores, daquilo que é o respeito, ética e educação para as gerações presentes e futuras -, disse Abel.

— Com toda a certeza, o futebol faz parte do nosso sangue e do que depender de mim, farei o que conseguir para tornar o futebol melhor. Sim, somos rivais. Não, não somos inimigos. O futebol precisa de união e acho que é isso que faz realmente a magia do futebol, unir diferentes classes sociais e não o individualismo. É isso o que eu penso. Em relação ao que me perguntaram, eu não tenho mais nada a dizer. Eu olho para o futebol como embaixador dos princípios, valores, ética, respeito e é por isso que eu amo futebol -, afirmou o português.

ABEL FERREIRA DÁ EXEMPLOS DE EDUCAÇÃO NO FUTEBOL?

Há cinco temporadas no comando do Palmeiras, Abel Ferreira se envolveu em diversas polêmicas, incluindo gestos obscenos, expressões xenofóbicas e desentendimentos com a imprensa.

Em uma situação, o técnico utilizou uma expressão xenofóbica ao comentar sobre os encaixes do time, citando indígenas como referência à desorganização. Em outra, foi expulso por fazer um gesto obsceno ao se irritar com uma decisão da arbitragem.

Além disso, Abel protagonizou uma discussão com um árbitro que foi registrada em vídeo. Ao perceber que estava sendo filmado, arrancou o celular das mãos do repórter. Apesar de todas essas situações, o treinador reconheceu a necessidade de melhorar o comportamento e se esquivou de julgar Bruno Henrique.

— Eu sou muito competitivo e tenho que melhorar meu comportamento durante os 90 minutos, mas tenho muito pouco a dizer em relação a isso. O resto, vocês conhecem como funciona melhor do que eu -, disse.

O QUE ACONTECEU COM BRUNO HENRIQUE?

Bruno Henrique recebeu um cartão amarelo na partida contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2023. Na sequência, acabou expulso em seguida ao tomar o segundo amarelo no Estádio Mané Garrincha.

Antes do jogo, o atacante enviou mensagens para o irmão contando que receberia o cartão, e o familiar apostou no ocorrido. Após análise do caso, o STJD aplicou inicialmente multa de R$ 60 mil e suspendeu Bruno Henrique por 12 jogos.

No entanto, a defesa do jogador conseguiu efeito suspensivo, mantendo-o em campo. Posteriormente, o Pleno do STJD revisou a decisão e determinou que o atacante do Flamengo precisaria apenas pagar a multa de R$ 100 mil.

View publisher imprint