ecbahia.com
·30 December 2025
Técnico do sub-20 projeta desafios do Bahia na Copinha e exalta responsabilidade

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·30 December 2025

O Bahia vem realizando sua preparação para a disputa da Copinha 2026, a maior competição de base do país. Sob o comando técnico de Leonardo Galbes, que fará sua estreia no torneio pelo clube, os Pivetes de Aço vão buscar repetir o sucesso que o Tricolor de Aço já obteve em outras edições da competição.
Em entrevista concedida na sala de imprensa batizada com o nome de Bruno Queiroz, o treinador do sub-20 detalhou as expectativas e o peso de representar o Esquadrão em um cenário de visibilidade nacional, após não ter trabalhado o time na Copinha em 2025 por ter sido designado a trabalhar o time nos primeiros jogos do Baianão.
“A Copinha é uma competição especial para todo mundo que trabalha em base. Ela carrega uma expectativa grande do clube, jogadores e torcida, e comigo não é diferente. Tenho minha expectativa de fazer mais uma Copa São Paulo e agora pelo Bahia”.
Galbes ressalta que toda a comissão técnica e os jogadores do elenco sub-20 entendem a responsabilidade de representar o Esquadrão na Copa São Paulo.
“A gente representa uma nação de seis milhões de torcedores. Quando você representa algo grande, isso gera expectativa. É uma oportunidade enorme para mim, para os jogadores, é um momento especial”, destacou Galbes.
Sediado em São José do Rio Preto pelo Grupo 9, o sub-20 do Esquadrão terá pela frente uma maratona de jogos contra América-SP, Inter de Limeira e CSA em poucos dias na primeira fase.
O comandante tricolor alertou para as peculiaridades que a competição oferece, desde a força dos adversários locais até as variações climáticas do interior paulista. Leonardo Galbes ressaltou que a capacidade de adaptação será um triunfo fundamental para o sucesso do grupo.
“Nosso grupo é um grupo complexo porque temos duas equipes de São Paulo. A logística é menos complicada para eles. E a Copinha sempre oferece grupos difíceis. É uma competição única, carrega um dia com jogos de 32 graus e sol a pino e jogando às 11h com dois dias de intervalo, mas também pode oferecer três dias de chuva… A ideia é que a gente vá preparado e pronto para adaptar caso precise. Temos que ser competitivos, jogar um bom futebol, mas estar pronto para se adaptar com as condições”, explicou o técnico.
A jornada do Tricolor de Aço na Copinha terá início no dia 3 de janeiro, com todos os confrontos da primeira fase agendados para o período da manhã.
Ciente do engajamento da torcida com as divisões de base, Galbes reforçou que o sub-20 assume o protagonismo total do clube neste início de temporada, o que eleva o nível de cobrança e a dedicação dos atletas que vestirão a camisa do Esquadrão em solo paulista.
“A Copinha traz um momento especial para todo clube. Nesse momento até o dia 11, a única categoria que veste a camisa é o sub-20. A gente representa seis milhões de torcedores. Existe uma responsabilidade e uma oportunidade tremendas”, finalizou o treinador.









































