Zerozero
·13 January 2026
Thiago Silva desfaz a 'muralha polaca'? Francesco Farioli explica tudo ao detalhe

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 January 2026

Onze dias depois de aterrar no FC Porto, Thiago Silva tem a porta da titularidade aberta. Francesco Farioli confirmou a indisponibilidade física de Francisco Moura e a total prontidão do internacional brasileiro.
Apesar de não ter garantido, na conferência de imprensa, a entrada de Thiago para o onze inicial, Farioli deixou pistas que levam a essa conclusão.
«O Francisco Moura está fora», referiu, numa fase inicial da conversa o treinador inicial, falando depois na já habitual «gestão dos laterais e até dos centrais» e na opção-Thiago, garantida nas últimas semanas.
«A chegada do Thiago Silva dá-nos mais uma nova possibilidade, mas o Martim [Fernandes] também respondeu bem sempre que jogou na esquerda. O Alberto [Costa] tem sido outro dos jogadores mais influentes, vamos analisar qual será a melhor opção.»
Francesco Farioli assumiu ser «uma possibilidade» a titularidade imediata de Thiago Silva que, aos 41 anos, continua a apresentar «uma ótima condição física».
«Teve uma época longa no Brasil, descansou uns dias e está muito bem. Está em condições de ser titular.»
Na última questão colocada pela comunicação social, Farioli foi convidado a comparar a situação vivida pelo FC Porto em janeiro de 2019, há precisamente sete anos. Na altura, o regresso de Pepe ao clube inspirou Sérgio Conceição a mover Éder Militão para a a direita e a desfazer a dupla com Felipe.
Acontecerá o mesmo com a 'muralha polaca', tão bem formada por Jan Bednarek e Jakub Kiwior nos últimos meses?
«Qualquer mudança implica algum risco», considerou Farioli.
«O Bednarek e o Kiwior têm sido a 'muralha polaca', como vocês tão bem apontam, muitas vezes os melhores defesas do mês. Mas a realidade é que muitos jogadores têm estado muito bem. Já jogámos com o Pablo [Rosario] quatro ou cinco vezes no centro, o Nehuén [Pérez] no início da época e o Dominik [Prpic] teve jogos na Taça de Portugal e na Liga Europa», prosseguiu o treinador, dando a entender que «o processo vai além das individualidades». «O Bednarek e o Kiwior estão a fazer uma época fantástica, digo-o sem dúvidas. Tentamos encontrar as soluções certas e o balanço certo entre os jogadores. Não há nada acima do FC Porto. Nem eu, nem uma dupla. Temos de dar tudo no relvado pela famiglia portista e será assim até ao fim.»
A 13 de outubro, Jan Bednarek disse mesmo que ele e Kiwior são «feitos um para o outro». Poderão continuar a jogar juntos, mas provavelmente com Thiago Silva pontualmente entre eles. A começar já contra o Benfica.
Bednarek é o terceiro jogador mais utilizado por Farioli esta época (1957 minutos, atrás apenas de Diogo Costa e Victor Froholdt) e Kiwior surge no oitavo posto nessa lista, com 1582 minutos de jogo.









































