Portal dos Dragões
·16 January 2026
Thiago Silva faz estreia de luxo e impõe-se perante o Benfica: 93% de passes certos e todos os duelos ganhos

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 January 2026

Contratação mais mediática do futebol português nesta janela de inverno, Thiago Silva regressou, aos 41 anos, com brilho ao FC Porto, dominando o clássico frente ao Benfica. Depois da decisão de Francesco Farioli – que, por causa da lesão de Francisco Moura, optou por desmontar a dupla polaca Bednarek–Kiwior – era legítimo questionar como se comportaria a retaguarda dos dragões; a resposta foi uma exibição praticamente irrepreensível do internacional brasileiro.
A serenidade que evidenciou em campo impressionou tanto a exigente massa adepta azul e branca como os colegas, que elogiaram a sua autoridade na defesa, sempre com a cabeça levantada e movimentos medidos.
Superou, portanto, um teste de elevada dificuldade e, a não ser que surja algum contratempo, deverá ser titular na deslocação ao Estádio Afonso Henriques, em Guimarães, no próximo domingo – um adversário moralizado pela recente vitória na Taça da Liga e determinado a travar a marcha dos dragões rumo ao campeonato.
Os números da estreia de Thiago Silva nesta segunda passagem pelo FC Porto ilustram o impacto do reforço contratado por André Villas-Boas, sem custos, nesta janela. Enfrentou três duelos directos e saiu vencedor em todos; ganhou os dois duelos aéreos na marcante partida com o Benfica; registou 93 por cento de acerto no passe (40 em 43), uma interceção, duas recuperações de bola e seis alívios. Teve 53 toques na bola – o máximo entre os jogadores do FC Porto no clássico – e apenas três perdas de posse, o registo mais baixo entre os titulares.
Caso houvesse dúvidas sobre a sua fiabilidade, o primeiro capítulo desta nova etapa no Dragão dissipou-as por completo. Thiago Silva continua a evidenciar um forte sentido posicional, antecipação e capacidade para lançar os companheiros desde trás.
Francesco Farioli reiterou publicamente que as chegadas em janeiro viriam para acrescentar soluções e contribuir para os objectivos da época – com o título nacional como prioridade -, bem como para a Taça de Portugal e uma campanha prolongada na Liga Europa. Importa referir que a Taça da Liga ficou precocemente fora de alcance, após uma derrota inesperada no Dragão frente ao Vitória de Guimarães, precisamente o próximo adversário dos azuis e brancos no campeonato.
Thiago Silva foi integrado de imediato no grupo, sendo acolhido com agrado pelos colegas e destacando-se pela humildade e vontade de colaborar – sinais evidentes da cumplicidade e coesão que se notaram nos festejos após a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal.
Três semanas e meia após rubricar o contrato, estreou-se pelos azuis e brancos, forçando a deslocação de Kiwior para a lateral esquerda na recepção ao Benfica. O defesa brasileiro admitiu que não podia desejar uma estreia melhor neste regresso à Cidade Invicta.
«Que noite, portistas. Obrigado por me receberem tão bem. Que energia. Que espírito de equipa. Foi tudo incrível. Seguimos», escreveu o experiente defesa-central internacional brasileiro nas suas redes sociais. Definitivamente, Thiago Silva veio acrescentar qualidade e experiência à equipa.


Live







































