Papo na Colina
·2 January 2026
Titular absoluto do Vasco se recupera de lesão e Diniz já tem o substituto

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·2 January 2026

O Vasco da Gama inicia a temporada de 2026 com uma preocupação médica herdada do final do ano passado. O lateral-esquerdo Lucas Piton, titular absoluto da posição, ainda se recupera de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrida no dia 2 de dezembro de 2025. O problema, que já o tirou da decisão da Copa do Brasil, deve deixá-lo fora também das primeiras rodadas do Campeonato Carioca.
Embora o clube não tenha estipulado publicamente um prazo fechado, a estimativa interna é de que o atleta fique afastado dos gramados por pelo menos um mês a partir da data da lesão. Com a estreia do Vasco no estadual marcada para o dia 15 de janeiro, contra o Maricá (em São Januário, às 21h30), a presença de Piton é considerada “bastante improvável”.
O jogador precisa não apenas curar a inflamação no ligamento, mas também recuperar o condicionamento físico, já que está sem realizar atividades com bola há semanas. A expectativa é que ele retorne aos treinos durante a pré-temporada, mas sua reintegração aos jogos será gradual.

Lucas Piton se machucou em partida contra o Mirassol – Foto: Reprodução
Para suprir a ausência, o técnico Fernando Diniz deve manter a estratégia utilizada na reta final de 2025: a improvisação. O uruguaio Puma Rodríguez, que atua originalmente pela direita e teve seu contrato renovado recentemente até 2027, é o mais cotado para assumir a vaga na esquerda.
Vale ressaltar que o Vasco não prioriza a busca por reforços para o setor no mercado, confiando na recuperação de Piton e na polivalência de Puma. Além disso, devido ao calendário apertado (o time jogou até 21 de dezembro), a tendência é que o clube inicie o Carioca com um elenco alternativo, formado majoritariamente por garotos da base, inserindo as peças principais aos poucos.

Puma Rodríguez vai substituir Piton mais uma vez – Foto: Matheus Lima/Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































