Jogada10
·9 February 2026
TJD-SP denuncia Gabriel Menino, Alexandre Mattos e árbitro de São Paulo x Santos

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·9 February 2026

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) denunciou nesta segunda-feira (9) o meio-campista Gabriel Menino, o diretor executivo Alexandre Mattos e o árbitro João Vitor Gobi por fatos ocorridos no clássico entre São Paulo e Santos, disputado no Morumbis, pelo Paulistão. A partida, que ocorreu no sábado (31 de janeiro), terminou 2 a 0 para o Tricolor.
LEIA MAIS: Joia da base do Santos celebra estreia no profissional: “Dia mais especial da minha vida”
Acusado pelos jogadores dos dois times de xingar o lateral Vinícius Lira, do Santos, durante a partida, o árbitro foi enquadrado no artigo 273, que fala sobre a prática de “atos com excesso ou abuso de autoridade”. A punição pode variar de uma simples advertência até uma suspensão por 180 dias, além de multa de R$ 1 mil.
O TJD-SP denunciou Gabriel Menino, expulso na partida, nos artigos 250 (impedir uma oportunidade clara de gol); 258, segundo parágrafo, inciso dois (desrespeitar a equipe de arbitragem); e 219 (danificar praça de desporto). De acordo com a súmula, o meia do Santos xingou a arbitragem e ainda chutou uma das bases posicionadas para as bolas de reposição. A pena mais dura pode chegar a 180 dias de gancho.

Gabriel Menino pode pegar punição de até 180 dias – Reprodução
Por fim, Alexandre Mattos reclamou da falta de critério da arbitragem no clássico diante do São Paulo. Dessa maneira, acabou denunciado no artigo 258-B, por ter invadido o espaço da arbitragem no intervalo do prédio.
O julgamento do trio ocorrerá nesta terça-feira (10), a partir das 17h (de Brasília).









































