Zerozero
·30 November 2025
Tondela <i>mete a segunda</i> frente ao Gil e ameniza registo amplamente favorável aos galos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 November 2025

Três anos depois do último e memorável duelo entre as equipas, Gil Vicente e Tondela voltaram medir forças com a partida a terminar com o resultado, até agora, menos habitual na história deste despique: o triunfo dos beirões.
Num duelo de fabricação bem recente que conheceu o o primeiro capítulo em 2015 que conheceu, na noite deste sábado, apenas o segundo êxito da formação beirã (0-1).
Contas feitas, as equipas a mediram forças por nove ocasiões, vezes suficientes para os barcelenses assumirem o ascendente nos resultados conseguidos, algo que, por si só, não significou necessariamente três pontos para a equipa da casa.
A precisar de vitórias como referiu Bacci no lançamento da partida, a turma visitante mostrou-se compacta e oportunista nos lances que a equipa da casa permitiu. Com uma boa dose de pragmatismo, o técnico italiano começa a mostrar a luz que pode levar os beirões à manutenção.
Ainda assim, é indesmentível que as recordações eram tão boas para a turma agora orientada por César Peixoto, que qualquer adepto dos barcelenses ainda se lembra da chapa 3 imposta com autoridade pela formação então orientada por Ricardo Soares, em 2021/22.
Um dia especial, já que foi esse o jogo que selou a primeira participação dos gilistas nas provas europeias e que complementou de igual forma o resultado foi verificado no jogo da 1ª volta.
Jogava-se a época 2015/16, quando a tendência começou a ficar vincada. Em estreia na I Liga, o Tondela visitou o Estádio Cidade de Barcelos em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, mas não fez valer do teórico favoritismo frente a um Gil então no segundo escalão e acabou eliminado (2-1).
A vantagem madrugadora conferida pelo experiente Luís Alberto de nada valeu face à remontada imposta pela dupla cabo-verdiana composta por Pecks e Platini.
Quatro épocas depois (2019/20) e na estreia entre as equipas em jogos da I Liga, o Gil Vicente deslocou-se ao Estádio João Cardoso onde somou um ponto precioso na campanha tranquila que marcou o regresso à elite do futebol luso.
Na segunda volta, os galos foram mesmo capazes de melhorar o pecúlio e, com golos de Rúben Ribeiro, Rúben Fernandes e Kraev, selaram três preciosos pontos, que confirmaram novo regresso à liderança desta desta disputa particular (3-2).
No entanto, a temporada seguinte trouxe a reação do Tondela, proporcionando o registo mais risonho a uma só temporada contra o Gil. Se no Baixo Minho, à passagem da ronda 4, Filipe Ferreira salvou um ponto, depois da contrariedade imposta por Samuel Lino, bastou a exemplar conversão de um castigo máximo por parte de João Pedro (1-0) para que o confronto direto fosse auriverde em 2020/21.
De resto e para finalizar esta recordação, importa referir que no único duelo para a Taça da Liga, a vantagem é também ela gilista (0-1)...









































