
Central do Timão
·20 October 2025
Torcedora do Corinthians é detida após suposto caso de racismo em partida do Campeonato Paulista Sub-12

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·20 October 2025
Ao longo do último domingo, 19 de outubro, o Corinthians enfrentou o Manthiqueira, no Estádio Dário Rodrigues Leite, pela partida de ida das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-12 e venceu pelo placar de 5 x 1. Apesar da vitória do Timãozinho, o confronto foi interrompido já na reta final da partida pelo árbitro Guilherme Drbochlaw devido a um suposto caso de racismo.
Em súmula, a arbitragem responsável pela partida relatou que o jogo foi paralisado após um dos atletas do Manthiqueira cair no gramado chorando depois de sofrer atos racistas vindos de torcedores corinthianos presentes no local. “Preto, filho da p*ta, sem família, vai tomar no c*!” , teriam sido os gritos ouvidos pelo jovem.
Foto: Reprodução
O atleta, inclusive, não voltou para a partida por estar abalado emocionalmente segundo também consta na súmula do jogo. Um Boletim de Ocorrência também foi feito. Anteriormente ao caso de racismo, o árbitro já havia registrado, na parada técnica do segundo tempo, que os jogadores do Mantihiqueira já haviam reclamado de comportamentos inadequados de torcedores corinthianos.
Em entrevista à página Filhos do Terrão, o treinador Leonardo Cunacia, do Manthiqueira, ofereceu alguns detalhes sobre o caso: “A gente tomou o quinto gol e percebemos nosso jogador no chão chorando. Não entendemos. Vimos a torcida do Corinthians tirando um sarro saudável. Só que aí não entendemos por que ele estava no chão chorando. Quando chegamos lá, ele falou: ‘os pais me chamaram de preto’. Eu não ouvi, estava no outro lado do campo. A gente se revolta. É uma criança de 12 anos, acho que ela não vai mentir sobre algo tão sério desse jeito. Imediatamente fui em cima do juiz para ver as medidas cabíveis. Fomos tentar falar com os pais, que, unidos, disseram que ninguém falou nada. A mãe do nosso atleta está revoltada”, afirmou.
Recentemente, a Federação Paulista realizou as rodadas 16 e 17 do Campeonato Paulista Sub-11 e 12 de portões fechados após um série de episódios de maus comportamentos de pais de atletas no jogos. Dentre os tipos de más atitudes, estavam ataques de tom preconceituosos às crianças adversárias. A medida também foi tomada através de recomendação do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP),
Confira abaixo a súmula da partida:
Foto: Reprodução
Nota oficial da Federação Paulista
“A Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar profunda indignação e revolta com mais um ato de racismo. Desta vez, ocorrido em uma partida do Paulista Sub-12, neste final de semana. No jogo entre Manthiqueira e Corinthians, um atleta da equipe mandante relatou ter sido ofendido com palavras racistas. Informada, a equipe de arbitragem acionou o Protocolo Antirracista do Futebol Paulista e o caso foi encaminhado à Polícia Militar e ao TJD-SP.
A FPF reforça seu repúdio a todo e qualquer ato racista e reafirma que o Futebol Paulista não tolera a participação de racistas em suas competições. Choca ainda mais o fato de, neste caso, ser um ato contra uma criança que apenas está jogando futebol. A FPF seguirá vigilante e atuante para que nenhuma pessoa, muito menos crianças, sejam alvos de crimes como este.”
Manifestação do Corinthians
“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta profundamente o ocorrido no último domingo (19) na partida envolvendo sua categoria Sub-12 de futebol masculino contra o Manthiqueira. O Corinthians reforça seu repúdio a qualquer ato discriminatório e acompanha com atenção o desenrolar dos fatos, colocando-se à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário.”
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Live