Papo na Colina
·29 April 2025
Transferban a caminho? Vasco aguarda decisão importante após cobrança pesada do exterior

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·29 April 2025
A diretoria do Vasco da Gama volta a lidar com um cenário delicado nos bastidores. Desta vez, a tensão gira em torno de uma cobrança feita pelo Newell’s Old Boys, da Argentina, que acionou a FIFA para tentar receber uma dívida relacionada à venda do volante Juan Sforza, negociado em fevereiro de 2024, ainda sob gestão da 777 Partners.
O valor cobrado gira em torno de 2,6 milhões de dólares, o que equivale a cerca de R$ 13,5 milhões. A dúvida que surgiu entre torcedores e até em parte da imprensa especializada é se essa cobrança pode gerar um transferban, impedindo o clube de registrar novos jogadores nas próximas janelas.
De acordo com apuração do jornalista Lucas Pedrosa, o entendimento jurídico inicial é que a dívida em questão está coberta pela recuperação judicial (RJ) aprovada no Brasil, e a FIFA, em situações semelhantes, costuma respeitar a legislação do país de origem. Isso significa que, em tese, o Vasco não poderia sofrer uma sanção direta como um transferban, ao menos por enquanto.
No entanto, o alerta segue ligado. Isso porque a FIFA julga individualmente cada caso e monta um painel com juízes internacionais para decidir sobre possíveis punições. Em casos recentes, mesmo com clubes sob RJ, a entidade optou por notificações que obrigaram os clubes a buscar acordos diretos para pagamento fora do plano geral. Por isso, apesar da proteção inicial, ainda não é possível cravar que o Cruzmaltino está totalmente imune.
Sede da FIFA em Zurique, Suíça – Foto: Wikipedia Commons
A estratégia, por enquanto, é aguardar a resposta da FIFA sobre a ação movida pelo clube argentino. Caso venha uma notificação oficial de transferban, o Vasco terá que recorrer ao plano de credores da RJ para pedir autorização de pagamento específico dessa dívida — uma manobra jurídica que já foi usada por outros clubes brasileiros no passado.
Nos bastidores, o clima é de cautela, mas sem alarde. A expectativa é que o histórico jurídico recente ajude o clube a manter a estabilidade na atual janela e a avançar com os planos esportivos, como a possível chegada de reforços e a definição de um novo técnico. Até o momento, não há impedimentos registrados e o clube segue operando normalmente no mercado.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News