Gazeta Esportiva.com
·13 February 2026
Tuma volta atrás e autoriza retomada de investigações contra ex-presidentes do Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13 February 2026

Por Tiago Salazar
O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, voltou atrás e autorizou a retomada das investigações internas sobre os ex-presidentes do clube, Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo em despacho enviado nesta sexta-feira.
Os processos estavam suspensos nas comissões de Justiça e Ética do Corinthians desde a última segunda-feira, 9 de fevereiro. Na ocasião, Romeu Tuma determinou a suspensão temporária das apurações acerca da suposta utilização irregular de cartões corporativos do clube pelos ex-dirigentes.
Segundo Romeu, a suspensão se deu por precaução diante de dúvidas sobre as restrições impostas aos ex-dirigentes investigados. Denunciado pelo Ministério Público, Andrés Sanches está proibido pela Justiça de manter contato com qualquer membro da diretoria do Timão. Porém, não há impeditivos contra Duilio e Augusto Melo.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
No despacho, ao qual a reportagem da Gazeta Esportiva teve acesso, o presidente do Conselho Deliberativo disse que teve acesso ao inquério cível em andamento no MP, permitindo assim “melhor compreensão do contexto fático-jurídico e das dimensões institucionais envolvidas”.
Romeu Tuma Júnior ainda afirmou que as informações obtidas “mostraram-se suficientes para reduzir as incertezas anteriormente existentes, permitindo que este órgão exerça suas atribuições com maior segurança institucional”.
Ele, então, revogou a decisão anterior e autorizou a Comissão de Ética a dar andamento ao processo contra Andrés e a Comissão de Justiça a prosseguir as investigações sobre os mandatos de Duilio e Augusto Melo. Romeu ainda deu prazo de dez dias, até 23 de fevereiro, para que a diretoria executiva apresente documentos pendentes.
Nos últimos dias, Romeu Tuma Júnior trocou farpas com Cassio Roberto Conserino, promotor do MP responsável pelas investigações contra os ex-presidentes do Corinthians.
Cassio se mostrou contrário à decisão do presidente do Conselho de suspender as investigações. Em seguida, Tuma enviou um ofício com argumentos a seu favor, em tom de ironia. Conserino respondeu e comunicou a Promotoria de Patrimônio Público e Social, o que fez Romeu recuar.









































