Vasco é atropelado pelo Del Valle e terá missão quase impossível no jogo de volta | OneFootball

Vasco é atropelado pelo Del Valle e terá missão quase impossível no jogo de volta | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·16 July 2025

Vasco é atropelado pelo Del Valle e terá missão quase impossível no jogo de volta

Article image:Vasco é atropelado pelo Del Valle e terá missão quase impossível no jogo de volta

— Continua depois da publicidade —

O Vasco sofreu uma derrota contundente diante do Independiente del Valle na noite desta terça-feira (15), ao ser superado por 4 a 0 no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, no confronto de ida dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana.


OneFootball Videos


A equipe brasileira teve uma atuação abaixo das expectativas e foi amplamente dominada pelos equatorianos. Os gols da vitória do Del Valle foram marcados por Carabajal, Spinelli e Mercado, que balançou as redes duas vezes e foi o destaque da partida.

O resultado impõe ao time carioca a necessidade de uma virada histórica no jogo de volta, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Com a expressiva vitória, o Independiente del Valle ficou muito próximo da vaga nas oitavas de final. Já o Vasco terá uma missão quase impossível no jogo de volta: precisa vencer por cinco gols de diferença para avançar diretamente. Se devolver o placar com quatro gols de vantagem, a decisão da vaga será definida nos pênaltis.

COMO FOI O JOGO

O Vasco iniciou a partida demonstrando personalidade e equilíbrio, sem se intimidar com o Independiente del Valle nem aparentar sentir os efeitos dos 2.850 metros de altitude em Quito. Nos primeiros minutos, a equipe brasileira conseguiu equilibrar as ações e fazer frente ao adversário.

Entretanto, os planos do técnico Fernando Diniz sofreram um duro golpe aos 11 minutos. Após cometer falta dura em Guagua, o lateral-esquerdo Lucas Piton recebeu cartão amarelo, mas, após revisão do VAR, o árbitro alterou a punição e aplicou o cartão vermelho, deixando o Vasco com um jogador a menos.

A desvantagem numérica aumentou o grau de dificuldade para o time carioca, mas o grupo não se entregou. Rayan teve duas boas oportunidades em cobranças de falta aos 17 e 19 minutos, levando perigo ao gol adversário. O Del Valle respondeu apenas aos 31, quando Spinelli acertou uma cabeçada no travessão. No rebote, o goleiro Léo Jardim protagonizou uma defesa espetacular e manteve o zero no placar naquele momento.

O Independiente del Valle cresceu de produção ao longo do primeiro tempo e transformou a superioridade em gol nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, Guagua cabeceou com perigo, Léo Jardim fez a defesa parcial, mas Carabajal aproveitou o rebote e mandou para o fundo da rede, abrindo o placar para os donos da casa.

Na volta do intervalo, o técnico Fernando Diniz tentou reorganizar a equipe Cruzmaltina. Retirou Nuno Moreira e reforçou a defesa com a entrada do zagueiro Mauricio Lemos. A tentativa de conter o ímpeto do adversário, no entanto, não surgiu efeito. Logo aos 3 minutos, Mercado ampliou a vantagem em grande estilo: dominou no peito e finalizou com precisão no canto. Dois minutos depois, aos 5, Spinelli completou uma rápida jogada e marcou o terceiro, deixando o Vasco completamente desestabilizado.

O quarto gol veio aos 36 minutos, novamente com Mercado. Fernández arriscou de fora da área, a bola desviou nas costas de Mauricio Lemos e sobrou limpa para o volante, que não desperdiçou e anotou seu segundo gol na partida.

Apesar da goleada, o placar poderia ter sido ainda mais elástico. O Independiente del Valle continuou pressionando, mas parou em uma sequência de defesas salvadoras de Léo Jardim, que, apesar da derrota, foi o principal destaque vascaíno ao evitar um prejuízo ainda maior – inclusive com uma defesa em cobrança de pênalti nos minutos finais.

PRÓXIMO JOGO

O Vasco retorna aos gramados no próximo sábado (15), quando recebe o Grêmio em São Januário, às 17h30, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Será o primeiro compromisso da equipe carioca em casa após a paralisação do calendário nacional devido à disputa da Copa do Mundo de Clubes.

View publisher imprint