Papo na Colina
·7 July 2025
Vasco na Rota da Seda: Como a cúpula do BRICS abriu uma porta para o futebol cruzmaltino na Ásia?

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·7 July 2025
A agenda da cúpula do BRICS no Rio de Janeiro proporcionou ao Club de Regatas Vasco da Gama um encontro internacional que transcendeu a simples cortesia diplomática. No último sábado, o CRVG abriu as portas do Estádio São Januário para receber o Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. A visita, que incluiu um tour pela sala de troféus e a exaltação da histórica luta do clube contra o racismo, culminou na abertura de negociações para uma parceria inédita focada no intercâmbio de jogadores de base com o Hanoi Football Club.
Acompanhado de sua esposa, Le Thi Bich Tran, e de uma comitiva, o líder vietnamita foi recebido por Renato Brito, 2º vice-presidente geral do Vasco, e por Luis Manuel Rebelo Fernandes, presidente do Conselho de Beneméritos do clube e secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do GovernoLula. Pham Minh Chinh expressou profunda admiração pela trajetória do Gigante da Colina, citando lendas como Roberto Dinamite, Edmundo e Romário, e destacando a filosofia do clube como um “símbolo de luta contra o racismo e de promoção do multiculturalismo“.
O Primeiro-ministro ressaltou o paralelo que vê entre o futebol brasileiro, uma “dança de samba no campo”, e a cultura do Vietnã: “sempre ofensiva, entregada, apaixonada e inteligente”. Foi nesse espírito que ele formalizou a proposta para que o Brasil e o Vasco da Gama intensifiquem a colaboração com o Vietnã em áreas como formação de jogadores, gestão esportiva e intercâmbio de atletas, entregando aos representantes vascaínos uma camisa do Hanoi FC como símbolo da intenção.
Phạm Minh Chính, primeiro-ministro do Vietnã, visita São Januário, estádio do Vasco — Foto: Divulgação / VNA Photo
O que começou como uma visita oficial rapidamente evoluiu para uma negociação concreta. A pauta principal do encontro foi a possibilidade de estabelecer uma parceria para o intercâmbio de jogadores da base entre o Vasco e o Hanoi FC, um dos principais clubes da primeira divisão vietnamita. A proposta, que segue um modelo semelhante ao acordo fechado pelo Grêmio com o Ho Chi Minh City, foi bem recebida pela diretoria associativa.
O tema agora será encaminhado à SAF, que é a responsável por controlar o futebol cruzmaltino, para dar andamento aos trâmites do acordo. A visita de Pham Minh Chinh, portanto, não foi apenas um evento para fotos, mas o pontapé inicial para uma potencial e estratégica presença do clube carioca no crescente mercado do futebol asiático, transformando um encontro diplomático em uma oportunidade real de desenvolvimento técnico e expansão de marca.
Visita diplomática em São Januário – Foto: Divulgação / VNA Photo
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Live