Papo na Colina
·12 November 2025
Vasco rebate proposta do Flamengo, confira

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·12 November 2025

O Vasco da Gama reagiu negativamente às sugestões apresentadas pelo Flamengo no debate sobre o projeto de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro. De acordo com informações do jornalista Diogo Dantas, a diretoria vascaína entende que as medidas propostas pelo clube rubro-negro não contribuem para o fortalecimento e a recuperação do futebol nacional.
Entre as ideias levantadas pelo Flamengo está a criação de restrições para clubes que estejam em processo de Recuperação Judicial, impedindo que esses utilizem o período de suspensão de pagamentos de dívidas como uma possível “vantagem competitiva”. A proposta inclui desde o bloqueio de registros de novos jogadores até perda de pontos em caso de descumprimento das regras.

Foto: Reprodução.
Nos bastidores, o Vasco considerou a iniciativa como pouco solidária e contraditória, lembrando que o próprio Flamengo se beneficiou de mecanismos semelhantes no passado — quando utilizou o ato trabalhista para renegociar e quitar dívidas durante o seu processo de reestruturação financeira, inclusive com atletas como Ronaldinho Gaúcho.
A cúpula cruzmaltina defende que o Fair Play Financeiro deve ser um instrumento para equilibrar as condições entre os clubes e incentivar a gestão responsável, e não um mecanismo punitivo que possa dificultar a recuperação de equipes em situação econômica delicada.
O tema segue em discussão entre os clubes e entidades do futebol brasileiro, mas a divergência entre Vasco e Flamengo reforça o quanto o debate sobre o novo modelo financeiro ainda está longe de um consenso.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News









































