AVANTE MEU TRICOLOR
·20 November 2025
VITÓRIA CUP: Participação do São Paulo depende de aval de Crespo e classificação à Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·20 November 2025

O São Paulo é um dos clubes que está negociando a participação na edição 2026 da tal Vitória Cup, competição que na verdade se trata de uma série de amistosos entre clubes brasileiros e estrangeiros e que foi realizada na capital do Espírito Santo (por isso o nome) neste ano.
A informação foi publicada inicialmente pelo portal ‘Arquibancada Tricolor‘ e confirmada por fontes da cúpula são-paulina ao AVANTE MEU TRICOLOR no decorrer desta terça-feira (18).
À reportagem, foi informado que a participação do clube tricolor não é assim tratada de forma tão otimista. E que na verdade o martelo só será batido após o término do atual Campeonato Brasileiro, quando a equipe saberá se disputará ou não a fase preliminar da Copa Libertadores.
Fora isso, o técnico Hernán Crespo terá opinião fundamental na decisão, visto que a promessa é de calendário insano no ano que vem por conta das mudanças promovidas pela CBF e o início do Campeonato Paulista previsto já para a segunda semana de janeiro.
Ou seja, conforme apurado pela reportagem, o São Paulo estaria tratando a questão Vitória Cup como uma alternativa de faturamento para o meio do ano que vem, quando o calendário brasileiro e continental irá parar para a realização da Copa do Mundo.
Mas do que se trata a Vitória Cup, autoproclamada em seu site oficial “o maior torneio de pré-temporada do país”?
Inicialmente, tratava-se de uma série de confrontos entre brasileiros e argentinos que teve sua primeira edição neste ano, entre junho e julho, aproveitando a pausa das competições para o Mundial de Clubes.
Você provavelmente não ficou sabendo tanto assim da existência dela porque só Cruzeiro e Santos jogaram de time grande. Além dos mineiros, participaram os argentinos Defensa y Justicia e Banfield. E a Desportiva Ferroviária, time da casa e do organizador do evento, Vinícius Domingues.
Bem, ao portal ‘Máquina do Esporte’, Domingues revelou que angariou um prejuízo de R$ 400 mil. Mas promete grandes e ousadas mudanças para 2026. Disse contar com investidores nacionais e estrangeiros e um capital de quase R$ 30 milhões para ser gasto nos próximos cinco anos.
Entre o que parece ser devaneios de um empresário empolgado, alguns tópicos abordados por Domingues merecem uma certa atenção.
A principal delas, e que parece mais factível, é como a Vitória Cup será organizada. O planejamento é pela realização de 12 partidas amistosas no mínimo. Seis em janeiro, seis em julho. Não se trata de uma competição, mas sim uma série de partidas avulsas que valem um troféu. Nos confrontos do início do ano, a previsão é de brasileiros enfrentarem sul-americanos. Durante a Copa do Mundo, serão os times nacionais contra europeus.
No site oficial, estão confirmadas as participações de Santos, Botafogo, Cruzeiro e Santa Cruz no cartel nacional. E Olímpia (Paraguai), Vélez Sarsfield, Defensa y Justicia (argentinos), Sporting Cristal (Peru) e o europeu Villareal (Espanha). A promessa é que todos o participantes sejam revelados no dia 8 de dezembro.
“A ideia, nesse primeiro momento, é não trazer grandes potências, mas times de bom nível, como Sevilla e Valencia. Em Portugal, podemos conseguir Benfica ou Porto”, disse Domingues. Para janeiro, a ideia é reeditar finais de Libertadores, sempre com um time nacional e outro sul-americano.
O segundo aspecto que nos chama a atenção é a fala do CEO meio que garantindo o Morumbi como sede de partidas. Dizendo “afirmar”, ele já garantiu a casa são-paulina. O que aumenta a especulação pela presença do São Paulo.
De resto, muita conversa de Domingues. Promessas que soam mirabolantes, convenhamos, como a compra da SAF de um time. Recentemente anunciaram, inclusive, que patrocinarão o Botafogo a partir do ano que vem, dando sinais de que a coisa soa sim séria.
E como recuperar o investimento? Bem, Domingues confia que a presença de grandes clubes atrairá patrocinadores e, principalmente, a televisão. Quem viver, verá.
Live









































