Arena Rubro-Negra
·16 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsArena Rubro-Negra
·16 January 2025
Em fase de reestruturação, as categorias de base do Vitória recebeu uma boa notícia. O rubro-negro recuperou o Certificado de Clube Formador da CBF, que havia perdido em 2023. A lista dos clubes que detém o documento deve ser atualizada em breve pela Confederação Brasileira de Futebol.
O Certificado de Clube Formador da CBF tem natureza desportiva e visa proteger o clube de perder jogadores de 14 a 16 anos, ou seja aqueles que não assinaram contratos profissionais ainda. Em contrapartida, a agremiação precisa manter o departamento de base dentro de alguns padrão de qualidade.
O clube que detém o CCF tem o direito de assinar o primeiro contrato profissional com atletas de 16 anos e ter a preferência da primeira renovação.
“O certificado é um documento extremamente importante e de difícil obtenção. Dos mais de 800 clubes profissionais no Brasil, menos de 50 contam com ele. Os clubes que têm o CCF fazem um investimento financeiro importante nas suas categorias de base para garantir a boa formação dos atletas e têm certos direitos a eles garantidos que não são usufruídos pelos clubes que não dispõem do certificado”, explicou a advogada Fernanda Soares em entrevista à coluna Lei em Campo, do UOL.
Além de recuperar o CCF, o Vitória faz parte do Movimento de Clubes Formadores, que visa evitar o roubo de jogadores abaixo dos 14 anos. Nos últimos dias, o MCF esteve em uma polêmica com a exclusão do Corinthians do grupo por conta de uma denúncia que o time aliciou um atleta do Palmeiras.