Viu Salvador Blopa crescer no Sporting e confessa: "Nunca poderia jogar..." | OneFootball

Viu Salvador Blopa crescer no Sporting e confessa: "Nunca poderia jogar..." | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·29 October 2025

Viu Salvador Blopa crescer no Sporting e confessa: "Nunca poderia jogar..."

Article image:Viu Salvador Blopa crescer no Sporting e confessa: "Nunca poderia jogar..."

João Couto explicou a razão pela qual Salvador Blopa abandonou a posição de ponta-de-lança, para passar a jogar nas alas. O jornal Record falou com vários elementos do staff da Academia do Sporting, que viram o jovem jogador crescer, depois do bis na estreia de leão ao peito, frente ao Alverca, nos quartos-de-final da Taça da Liga.

João Lourenço, técnico na Academia, trabalhou com Salvador Blopa e contou algumas histórias: "Não teve um contexto fácil mas sempre mostrou determinação, humildade e capacidade de trabalho. Para dar um exemplo participámos em França num torneio de sub-10, o 'Europoussins', onde ficámos numa vivenda onde os miúdos já tinham as suas responsabilidades como fazer a própria cama. O Blopa não só fazia tudo o que lhe pediam como logo em criança perguntava se podia pôr a mesa ou fazer mais coisas. Sempre foi uma pessoa humilde e educada dentro dos valores corretos".


OneFootball Videos


"Estava em 1.º lugar na lista de talentos dos jovens que deviam transitar do Pólo EUL para Academia... foi uma excelente fornada onde também estava o Gabriel Silva, por exemplo. Em relação ao Salvador ainda não tinha dado o salto pubertário - período de aceleração rápida do crescimento - e isso só o tornava mais prometedor como se veio a verificar", explicou, de seguida, João Couto, antigo coordenador da Academia verde e branca.

João Lourenço falou, depois, da versatilidade do jogador, complementado, de seguida, por João Couto: "Nos sub-10 e sub-11 ainda não definimos as posições e ele ia jogando a avançado e médio-ofensivo pelas características técnicas. Só mais tarde, já nos sub-15, passou para extremo. Faz parte do processo de formação experimentar diferentes posições. Na ala mostrou ser um atleta capaz de fazer todo o corredor".

"Começou por ser identificado como avançado pela velocidade e resistência e era um ponta-de-lança dinâmico mas nunca poderia jogar fixo pois assim não seria possível explorar a sua velocidade. Tem a facilidade de rematar com os dois pés - qualidade inata que foi aperfeiçoando - e sentimos que seria melhor jogar de trás para a frente por isso começou a jogar a lateral. ", rematou o antigo coordenador da Academia do Sporting.

View publisher imprint