Gazeta Esportiva.com
·11 February 2026
Zagueiro do Barcelona, Ronald Araújo fala pela primeira vez sobre problemas de saúde mental

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 February 2026

O zagueiro uruguaio do FC Barcelona, Ronald Araujo, quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre os problemas de saúde mental que o mantiveram afastado dos gramados por várias semanas, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal catalão Mundo Deportivo.
A situação chegou ao limite após a derrota do Barcelona por 3 a 0 para o Chelsea no final de novembro, em partida válida pela Liga dos Campeões, jogo no qual Araujo foi expulso quando o placar ainda estava 1 a 0. Após as críticas recebidas, o jogador de 26 anos decidiu parar de jogar para tentar se recuperar, com a aprovação do Barça.
“Na hora, com a adrenalina, você simplesmente sai de campo. Você se sente triste, mas depois, quando o jogo acaba, tudo desaba”, explicou Araujo ao ser questionado sobre o momento em que tomou a decisão de parar.
“Eu já sentia que não estava bem, essa é a verdade, mas por inércia você tenta continuar, e às vezes precisa de ajuda. Eu vinha lidando com ansiedade há um ano e meio, que se transformou em depressão, e eu estava jogando assim”, admitiu.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram

Ronald Araújo – Foto: Marc Graupera – FC Barcelona
O jogador reconheceu que naquele dia, 25 de novembro, contra o Chelsea, percebeu que “precisava conversar com profissionais e com o clube” para que pudessem ajudá-lo.
“Desde o primeiro momento, eles entenderam, e o clube me deu tudo o que eu precisava para me recuperar”, enfatizou.
O jogador insistiu que não se sentia bem há algum tempo: “Você tenta ser forte, talvez por causa das suas raízes, de onde você vem, você começa a seguir em frente, mas eu sentia que não estava bem; não só no esporte, mas também na minha família e na minha vida pessoal.”
“Foi naquele momento que a ficha caiu e eu disse: algo está acontecendo, preciso levantar a mão e pedir ajuda. Sou o tipo de pessoa que guarda tudo para si, mas também é preciso entender que existem profissionais que podem ajudar, que podem dar as ferramentas para saber como lidar com certas situações”, enfatizou.
Agora, o zagueiro diz que vê “as coisas de uma perspectiva diferente” e que “o pior” já passou. “Hoje me sinto uma pessoa completamente diferente”, afirmou.
Araujo também alertou sobre os danos que as redes sociais podem causar aos jogadores de futebol: “Tento me proteger, mas quando isso afeta sua família, é muito difícil (…) Lembro-me de um dia em que estava tomando mate com minha esposa. Vi a expressão dela mudar enquanto olhava para o celular e lágrimas começaram a cair. Perguntei o que ela tinha visto, o que tinha acontecido. ‘Não entendo a maldade das pessoas, elas estão desejando a morte das nossas filhas’, ela me disse.”
“Quando as coisas chegam a esse nível, você repensa muita coisa, percebe como a sociedade está louca, ou como as pessoas estão loucas nas redes sociais”, acrescentou.
Dois meses depois de decidir parar de jogar, Araujo retornou ao time titular do Barcelona em 3 de fevereiro, na partida da Copa do Rei contra o Albacete.
Naquela partida, o Barcelona venceu por 2 a 1, com um gol do zagueiro uruguaio, que comemorou com um abraço do técnico Hansi Flick. “Me senti muito confortável. Acho que fiz uma boa partida. Também consegui contribuir com o gol, e isso foi muito bom para mim”, disse ele.
Por AFP








































