MundoBola Flamengo
·30 July 2025
Zinho elogia elenco do Flamengo, mas alerta para riscos nos mata-matas

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 July 2025
O comentarista Zinho, durante sua participação no programa Equipe F da ESPN, fez uma análise ponderada sobre a situação atual do Flamengo. Embora tenha enfatizado a qualidade do time rubro-negro, recentemente fortalecido com contratações de destaque, o ex-atleta fez uma observação relevante sobre os desafios que a equipe terá de enfrentar nos confrontos eliminatórios das competições em curso.
Zinho admitiu que o Flamengo atravessa um período promissor, contando com um elenco tecnicamente competente e um trabalho consistente liderado por Filipe Luís.
“É um Flamengo fortíssimo. Tem que transformar isso em jogo”, pontuou. No entanto, o comentarista ressaltou que, no futebol, o desequilíbrio técnico nem sempre garante o sucesso em jogos decisivos. “Temos experiência no meio do futebol com grandes elencos que foram montados, mas que, às vezes, não dá encaixe e a coisa não acontece. Não é o caso desse Flamengo de agora. Eu acredito que esses caras vão buscar o espaço deles [...] vão acrescentar muito mais.”
Embora confie no potencial do time, Zinho alerta sobre a incerteza dos jogos eliminatórios. Ele mencionou o Atlético-MG e o Internacional como possíveis adversários que podem surpreender o Flamengo, desde que exibam uma boa organização tática e aproveitem a vantagem de jogar em casa.
“Melhora muito e dá muitas opções. Só que o futebol é apaixonante por causa disso. O jogo é 11 contra 11. Não são 30 contra 11. Os 11 do Atlético-MG, bem organizados, causaram dificuldades ao Flamengo. Vai pegar o Internacional na Libertadores. O Flamengo decide fora de casa nessas copas. A coisa, neste momento, não fica incomparável. Diminui um pouco o favoritismo do Flamengo."
Em sua participação no programa Equipe F, da ESPN, o ex-jogador e comentarista Zinho analisou a situação atual do Flamengo e o efeito das novas contratações realizadas pela diretoria rubro-negra.
“O Flamengo investe altíssimo porque acredita no potencial do jogador. Vai ser uma disputa pelos lados do campo, tem muita gente boa. Eu discuto a coisa do ‘incomparável’, o ‘melhor’ não discuto. O elenco do Flamengo é melhor e as opções do Filipe Luís são melhores. O Filipe Luís é um ótimo treinador para encontrar o posicionamento dos atletas, mas vai ter que ganhar experiência para a gestão do elenco. Só jogam 11. Com a chegada de tantos jogadores, a competitividade aumenta no grupo.”
Segundo o tetracampeão mundial, o time liderado por Filipe Luís é, de fato, o melhor do Brasil, porém ainda não está em um nível incomparável, como alguns sugerem.
“Se o Samuel Lino jogar o que jogou em 23/24, chega para jogar […] O Emerson Royal, em forma, acho que vira titular no lugar do Varela, que está jogando até bem. O Saúl, se render aquilo no (melhor) momento no Atlético de Madrid, pode virar titular ao lado do Jorginho ou jogando estilo o Everton Ribeiro, Gerson ou o próprio De La Cruz.”.
A análise de Zinho corrobora a noção de que o Flamengo está vivendo um período único em relação à profundidade do elenco, porém o sucesso em campo dependerá da habilidade de ajustar as peças adequadas e manter o time motivado, mesmo com jogadores de alto nível no banco.