Zerozero
·23 de octubre de 2025
24 jogos sem ganhar em Inglaterra: fica para quando, FC Porto?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 de octubre de 2025

Na conferência de imprensa de antevisão ao Nottingham Forest-FC Porto (2-0), Francesco Farioli deixou as pistas para explicar a seca de resultados dos dragões em Inglaterra.
A uma pergunta colocada pelo zerozero, o treinador italiano fez o seguinte diagnóstico.
«A Premier é uma liga que se distanciou de todas as outras em todos os parâmetros nos últimos dez anos: atrai os melhores jogadores, os melhores profissionais do desporto e só isso é suficiente para criar uma diferença para os demais campeonatos. Para não falar dos orçamentos.»
Apesar do contexto até parecer ser simpático para os dragões - o Forest em crise de resultados e a estrear o terceiro treinador da época -, o City Ground não passou a ser o palco com que todos os portistas sonharam: à 24ª tentativa, o FC Porto segue sem vencer em solo britânico.
Cada jogo tem a sua história, haverá explicações muito concretas para cada um deles, mas não deixa de ser anormal ver um gigante da Europa a não ser capaz de ganhar um único jogo em 24 tentativas. Mesmo que esses falhanços surjam em Inglaterra.
Se este FC Porto não soube ganhar em Nottingham, ainda por cima a um Forest ferido, onde será capaz de fazê-lo em Terras de Sua Majestade?
À pergunta anterior, ninguém será capaz de responder, mas vale a pena olhar para o que o FC Porto já fez neste país de onde escrevemos.
A primeira vez competitiva do FC Porto em Inglaterra aconteceu em 1969. Para a Taça das Cidades com Feira, a equipa treinada então pelo romeno Elek Schwartz caiu com um golo de Jim Scott aos 22 minutos.
Seguiram-se mais duas tentativas falhadas nos anos 70 (3-1 em Wolverhampton e 5-2 em Old Trafford) e depois nenhuma visita a este território durante os anos 80.
A seca prolongou-se nos 90s com um 3-1 na visita ao Tottenham e uns célebres 4-0 sofridos em Manchester, nos quartos-de-final da Champions 96/97.
No século XXI, com a alteração e o aumento do número de jogos na UEFA, as visitas do FC Porto multiplicaram-se, mas nem por isso surgiram as vitórias. Nem na deslocação, por exemplo, ao mais acessível Leicester: 1-0 em 2016.
O melhor que os dragões conseguiram foi mesmo empatar. Sucedeu em três ocasiões: duas vezes em Old Trafford (2004 e 2009) e uma em Liverpool (2018).
José Mourinho, Jesualdo Ferreira e Sérgio Conceição foram os treinadores a consegui-lo. Francesco Farioli desperdiçou a primeira tentativa, na sua estreia como técnico em solo britânico.









































