MundoBola Flamengo
·12 de septiembre de 2025
5 presidentes que marcaram a história do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 de septiembre de 2025
A gestão rubro-negra teve líderes que transformaram o clube. Conheça cinco presidentes que marcaram época.
Os nomes escolhidos foram presidentes que marcaram a gestão rubro-negra, seja pelo lado positivo ou até mesmo negativo.
Antonio Augusto Dunshee de Abranches presidiu o Flamengo no início da década de 1980, período glorioso. Sob sua gestão, o clube conquistou a Libertadores de 1981, coroada pelo título mundial contra o Liverpool. Além disso, levantou o título estadual de 81 e o Brasileirão de 1982.
Por outro lado, Dunshee também é lembrado por ter vendido Zico para Udinese em 1983. Esse foi um dos motivos de ter renunciado ao cargo, já que recebeu muitas críticas da torcida do Flamengo. O ex-mandatário faleceu na última semana.
Márcio Braga foi pioneiro ao transformar a relação do Flamengo com os direitos televisivos em 1977, exigindo pagamento pelas transmissões. Sua postura abriu precedente para que clubes passassem a ser remunerados pelo 'direito de arena'. Além disso, modernizou a gestão rubro-negra com foco em marketing, publicidade e patrocínios.
Apesar das críticas, consolidou o Flamengo como protagonista nas negociações de receitas e impulsionou mudanças no futebol brasileiro. Dentro de campo, Márcio Braga conquistou Carioca (seis vezes), Copa do Brasil e Brasileirão (quatro vezes).
Eduardo Bandeira de Mello assumiu o Flamengo em 2013, com dívidas gigantescas e desconfiança da torcida. Sua gestão focou em austeridade financeira, transparência e renegociação de dívidas, mudando o rumo do Mengão. Com Bandeira, o clube voltou a se organizar financeiramente e recuperou credibilidade no cenário esportivo nacional.
Edmundo dos Santos Silva comandou o Flamengo entre 1999 e 2002, período marcado por altos e baixos. Edmundo contratou grandes estrelas, como Romário e Edílson, mas também mergulhou o clube em dívidas. Durante este período, o Flamengo assinou uma parceria de R$ 80 milhões com a empresa suíça de marketing esportivo International Sports Licensing (ISL).
Entretanto, com a falência da ISL, as dívidas que eram da empresa, foram para o Flamengo, asfixiando os cofres rubro-negros. Em 2002, o mandatário sofreu impeachment após uma votação realizada na sede do clube.
Rodolfo Landim assumiu o Flamengo em 2019 e liderou uma das fases mais vitoriosas da história rubro-negra. Sob seu comando, o clube venceu Carioca (2019, 2020, 2021 e 2024), Supercopa do Brasil (2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2020), Copa do Brasil (2022 e 2024), Brasileirão (2019 e 2020) e Libertadores (2019 e 2022).
Landim é reconhecido pela gestão vencedora e pela valorização de um elenco histórico repleto de estrelas.