MundoBola Flamengo
·17 de septiembre de 2025
8 patrocínios mais marcantes do Flamengo

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·17 de septiembre de 2025
Fora de campo, o Flamengo também fez história com grandes parcerias. Veja oito patrocínios que marcaram gerações.
Entre os patrocínios históricos do Flamengo, destacam-se marcas como Petrobras, Banco BS2 e Betano.
A parceria entre Flamengo e Petrobras foi marcante no futebol brasileiro. Iniciada em abril de 1984, a colaboração durou 25 anos, se tornando o contrato de patrocínio mais longo da história do esporte nacional. Durante esse período, a marca Lubrax, da Petrobras Distribuidora, esteve estampada na camisa rubro-negra.
O acordo foi encerrado em março de 2009, após negociações que não avançaram devido a divergências financeiras entre as partes. Neste período, o Mengão conquistou títulos importantes como Brasileirão (1987 e 1992), Copa do Brasil (1990 e 2006) e Mercosul (1999).
O contrato entre Flamengo e Betano foi oficializada em agosto deste ano, sendo um dos maiores contratos de patrocínio da história do futebol brasileiro. O acordo tem validade até 31 de dezembro de 2028 e garante ao Flamengo R$ 268,5 milhões anuais, totalizando aproximadamente R$ 895 milhões ao longo do período. Além da exposição da marca Betano nos uniformes de futebol masculino e feminino, o contrato também abrange as modalidades olímpicas e a Flamengo TV.
Flamengo e Nike fecharam contrato no início de 2000, quando o clube se tornou o primeiro do Brasil a firmar contrato com a gigante americana. O vínculo durou até maio de 2009, com renovação em 2004, totalizando nove anos de colaboração.
A parceria foi encerrada em 2009, quando o Flamengo assinou contrato com a Olympikus, que ofereceu condições mais vantajosas. Com a Nike, o Flamengo foi quatro vezes campeão do Carioca e uma vez campeão da Copa do Brasil.
Na década de 90, o Flamengo firmou uma parceria histórica com a Adidas, se tornando um dos primeiros clubes brasileiros a contar com a fornecedora alemã. Esse contrato foi marcado por títulos da Copa do Brasil de 1990 e Campeonato Brasileiro de 1992. Em 2013, a marca voltou ao Flamengo.
Iniciado em 2013, o novo vínculo com a Adidas foi renovado em abril de 2024 pelo Flamengo, estendendo o contrato até dezembro de 2029. O novo compromisso garante ao clube rubro-negro um valor fixo mínimo de R$ 44 milhões anuais, pagos em três parcelas, além de R$ 13 milhões referentes à taxa de exclusividade (retainer) e R$ 2 milhões para ações de marketing.
Nesta nova fase, o Mengão levantou Brasileirão (2019 e 2020), Libertadores (2019 e 2022), Copa do Brasil (2013, 2022 e 2024), Recopa (2020) e Supercopa do Brasil (2020, 2021 e 2025).
Em 2011, o Flamengo firmou uma parceria com a Procter & Gamble (P&G), proprietária das marcas Gillette e Duracell. O acordo estabeleceu que as logomarcas dessas empresas estivessem presentes nos uniformes de jogo, de treino, nos backdrops das entrevistas e em placas de publicidade no Centro de Treinamento. O contrato, com vigência até dezembro de 2011, foi fechado por R$ 6,6 milhões.
O valor abaixo do esperado gerou muitas reclamações internamente, já que o trabalho de marketing sofria no Flamengo, apesar de ter Ronaldinho Gaúcho no elenco.
O Flamengo fechou parceria com o Banco BS2 em 2019, para ser seu patrocinador master. O contrato previa um valor fixo de R$ 15 milhões por ano, com duração até dezembro de 2020.
Além disso, foram incluídas variáveis baseadas na abertura de contas digitais, com estimativas de arrecadação anual superior a R$ 30 milhões. Com o banco digital no manto, o Mengão foi campeão do Brasileirão e da Libertadores com Jorge Jesus.
A parceria entre o Flamengo e a Olympikus teve início em 2009, quando o Mengão decidiu encerrar seu contrato com a Nike e firmar um novo acordo com a marca brasileira. O compromisso tinha duração prevista de cinco temporadas e meia, com um valor anual de R$ 20,6 milhões, se tornando o maior contrato de fornecimento de material esportivo do futebol brasileiro na época.
A Olympikus assumiu o fornecimento dos uniformes do Flamengo a partir de julho de 2009, após a resolução de questões jurídicas relacionadas ao contrato anterior com a Nike. Durante o vínculo, a marca introduziu inovações nos uniformes. A parceria também gerou impactos econômicos positivos, com a venda de mais de 1,2 milhão de peças em 2009. Neste ano, o Fla conquistou o Brasileirão com Adriano e Petkovic, após 17 anos.
O contrato entre Flamengo e o Banco Regional de Brasília (BRB) teve início em 2020, quando o banco se tornou patrocinador master do clube, com acordo de R$ 35 milhões anuais. No fim de 2023, o BRB deixou a posição de master e passou para o espaço da omoplata da camisa, pagando atualmente R$ 25 milhões por temporada.
De 2020 até os dias atuais, o BRB acompanhou de perto os títulos do Flamengo: Brasileirão (2020), Copa do Brasil (2022 e 2024), Libertadores (2022) e Supercopa do Brasil (2021 e 2025).