A história de Gundogan no Manchester City | OneFootball

A história de Gundogan no Manchester City | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·24 de octubre de 2024

A história de Gundogan no Manchester City

Imagen del artículo:A história de Gundogan no Manchester City

O meia alemão comemora seus 34 anos neste 24 de outubro de 2024. De volta ao City depois de uma passagem de uma temporada pelo Barcelona em 2023/24, Gundogan já construiu uma linda história com a camisa dos Blues, onde já conquistou 14 títulos e participou de alguns dos momentos mais inesquecíveis da história do clube

O atual camisa 19 desembarcou no Etihad em junho de 2016, depois de atuar entre 2011 e 2016 no Borussia Dortmund, da 1ª divisão da Alemanha. Muitos podem não lembrar, mas Gundogan foi o primeiro reforço da era Guardiola no City. Sua estreia no clube foi em 14 de setembro de 2016, em um jogo da fase de grupos da UEFA Champions League, contra o Borussia Mönchengladbach. Foi o primeiro de 314 partidas do craque até aqui, dos quais foi titular em 241. Com os Blues, Gundogan tem 230 vitórias, 40 empates e 44 derrotas, anotando 61 gols com a camisa do City.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:A história de Gundogan no Manchester City

E muitos desses gols foram decisivos em conquistas de títulos. Como não lembrar dos inesquecíveis 3 a 2 contra o Aston Villa, na última rodada da Premier League 2021/22, quando o City perdia por 2 a 0 em pleno Etihad e virou com dois gols de Gundogan para levantar mais uma taça da Premier League. Outro momento marcante foi na final da Copa da Inglaterra de 2023, em Wembley. Aos 13 segundos, o então camisa 08 acertou um lindo chute de primeira, de fora da área, no ângulo, abrindo o placar diante do rival Manchester United. Ele também marcaria o segundo gol na vitória por 2 a 1 naquela final.

Na temporada 2022/23, o City venceu a Tríplice Coroa (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League), com Gundogan atuando 51 vezes e marcando 11 gols. A maior parte dos gols de Gundo pelo City vieram em partidas Premier League. São 44 gols em 195 jogos até aqui. O meia alemão já figura entre os 45 maiores artilheiros da história do Manchester City, na 43ª posição, e adora balançar as redes contra alguns adversários em específico. Já marcou cinco gols contra Tottenham e Aston Villa, respectivamente. Contra o Liverpool, são quatro bolas na rede em 13 confrontos, mesmo número de gols contra o rival Manchester United, porém em 14 partidas.

Imagen del artículo:A história de Gundogan no Manchester City

Com relação aos rivais, Chelsea e Arsenal são os oponentes que Gundogan mais enfrentou com a camisa dos Blues, ambos com 16 jogos. O meio-campista também entrou em campo 14 vezes contra Manchester United e Tottenham. Desfilando seu talento por toda a Inglaterra, o alemão já pisou 150 vezes no gramado do Etihad, 14 vezes em Wembley e em nove ocasiões na casa do Leicester City. No total, Gundogan já defendeu o City em 64 diferentes estádios.

Em sua estadia até aqui no Etihad Stadium, Ilkay Gundogan só foi dirigido pelo técnico Pep Guardiola. No meio de campo, seu parceiro mais recorrente é o português Bernardo Silva, com quem já atuou junto em 234 oportunidades. Kevin De Bruyne, por exemplo, aparece bem atrás, com 200 partidas ao lado do camisa 19. Na atual temporada, Gundogan já foi acionado por Guardiola em 10 oportunidades, marcando um gol até aqui, na Champions League.

Imagen del artículo:A história de Gundogan no Manchester City

Gundogan é um daqueles jogadores sem tanta mídia, discreto fora do campo, mas fundamental dentro das quatro linhas. Com a camisa do City, já ergueu cinco títulos de Premier League, duas Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga e uma Charity Shield. Com toda a certeza, será lembrado para sempre como um dos maiores ídolos da história do Manchester City Football Club.

Ver detalles de la publicación