oGol.com.br
·21 de octubre de 2025
A noite memorável de Fermín: o primeiro hat-trick espanhol pelo Barça na Champions em 39 anos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·21 de octubre de 2025
Fermín López foi o grande nome da goleada do Barcelona sobre o Olympiacos. Com um triplete, comandou o placar em 6 a 1 e viveu uma noite mágica na Champions, com um feito que não acontecia há quase quatro décadas.
Há 39 anos, um espanhol não marcava três gols com a camisa do Barcelona na Champions. O último havia sido Pichi Alonso, que comandou a classificação para a final com três gols diante do Goteborg.
Sem conseguir o mesmo destaque de quando defendeu Zaragoza e Espanyol, Alonso teve passagem modesta pelo Camp Nou. NA temporada 1985/86, a última pelo clube, havia marcado cinco gols em 24 jogos até o jogo contra os suecos.
Apesar do feito, foi reserva na final contra o Steaua Bucaresti e entrou apenas na prorrogação. Após 0 a 0 no tempo normal, os romenos conseguiram o título nos pênaltis.
O triplete contra o Olympiacos, 39 anos depois dos gols de Alonso, foi o primeiro da carreira de Fermín, que já havia marcado dois gols em uma mesma partida sete vezes.
Aos 22 anos, o meia se tornou o terceiro espanhol mais jovem a marcar um hat-trick pelo Barça na Champions, depois de Raúl González (pelo Real Madrid com 18 anos em 1995) e Gérard López (pelo Valencia com 21 anos em 2000).
Cria de La Masia, Fermín vive o melhor início de temporada da carreira. Em 7 partidas, são 5 gols marcados. O destaque o mantém no radar da seleção espanhola, com boas chances de ser convocado, ano que vem, para a primeira Copa do Mundo da carreira.