Coluna do Fla
·9 de octubre de 2025
A origem do chororô: ex-Flamengo conta bastidores de como surgiu provocação ao Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9 de octubre de 2025
O ex-jogador Diego Tardelli teve uma passagem relâmpago pelo Flamengo, mas conseguiu marcar a história com um gol de título contra o rival. O atacante também lembrou, na quarta-feira (08), como participou, em 2008, da criação da comemoração de ‘chororô’ contra o Botafogo.
— Foi um contra-ataque rápido. Escanteio do Flamengo. A gente saiu tocando lá de trás: Léo Moura, Fábio Luciano, Kléberson. Aí dá no Léo Moura, que só rola para mim, eu domino e dou a chapadinha -, afirmou Tardelli, em participação no Charla Podcast, para acrescentar que:
— A gente viu depois do jogo (que um dos jogadores do Botafogo literalmente chorou por causa da arbitragem). É porque aí o Souza criou a comemoração, né? Foi no jogo do meio de semana pela Libertadores. Bem demais o Souza Caveirão. Até o Valdívia, que jogava no Palmeiras, passou a fazer -, provocou o ex-jogador.
Em 2008, Flamengo e Botafogo decidiam a Taça Guanabara, no Maracanã. Os botafoguenses saíram na frente, mas o juiz Marcelo de Lima Henrique marcou um pênalti de Ferrero em cima de Fábio Luciano. Ibson converteu e empatou para o Flamengo, o que motivou o choro dos rivais.
Aos 46 minutos do segundo tempo, Tardelli fez o gol de chapadinha para virar a partida em cima do Botafogo. Apesar da insatisfação no final, o time do Engenhão ainda teve duas chances para empatar, mas não aproveitou e preferiu culpar a arbitragem.
Ao todo, foram 35 partidas e seis gols marcados por Diego Tardelli no Flamengo. Na época, porém, o atacante sofreu uma fratura no braço direito, o que o afastou por três meses dos gramados.
Na entrevista, Tardelli revela que gostaria de ter ficado no Flamengo até o fim do contrato. Contudo, o atacante acredita que o técnico Cuca não o considerava para os planos do time. Assim, o ex-atacante transferiu-se para o Atlético-MG.