A posição do presidente da CBF sobre a busca do Inter pelo título do Brasileirão de 2005 | OneFootball

A posição do presidente da CBF sobre a busca do Inter pelo título do Brasileirão de 2005 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·30 de octubre de 2025

A posição do presidente da CBF sobre a busca do Inter pelo título do Brasileirão de 2005

Imagen del artículo:A posição do presidente da CBF sobre a busca do Inter pelo título do Brasileirão de 2005

Desde o lançamento do documentário “Máfia do Apito”, produzido pelo “SporTV”, o Internacional voltou a se movimentar nos bastidores visando o título do Brasileirão de 2005. A meta do Colorado é ser considerado campeão do torneio de forma retroativa, dividindo o troféu nacional com o Corinthians.

O argumento utilizado pelo Clube do Povo, que conta com um grupo de conselheiros focados neste processo, é que não houve uma análise profunda do STJD na época. Todos os jogos envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho foram anulados, até mesmo partidas em que sequer havia a possibilidade de apostar.


OneFootball Videos


Diante deste cenário, a expectativa do Internacional é conquistar, na esfera jurídica, o título do Brasileirão 2005. Como foi prejudicado pela decisão rápida e arbitrária, sem haver uma investigação individual de cada jogo do árbitro, o Colorado entende ser legítima a solicitação e espera que o STJD faça justiça 20 anos depois.

Em meio a isso, o presidente da CBF se pronunciou. Durante visita a Porto Alegre, Samir Xaud foi questionado sobre o tema. O mandatário, então, afirmou que qualquer decisão tomada pelo STJD será acatada pela entidade. Ou seja, se a justiça determinar, a CBF vai reconhecer o Internacional como campeão do Brasileirão de 2005.

Diante deste cenário, diversos documentos sobre a análise do caso estão sendo recolhidos pelo Colorado, visando provar que houve equívoco do STJD na época ao anular todos os jogos envolvendo Edilson Pereira de Carvalho. Por conta do ocorrido, o Corinthians conseguiu recuperar pontos anteriormente perdidos e ultrapassou o Clube do Povo na classificação. O pênalti não marcado em Tinga, no confronto direito, não será levado em conta para o debate.

Ver detalles de la publicación